X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Sebrae oferece capacitação para setor hoteleiro no DF


Brasília – Milhares de visitantes de todo o Brasil e do mundo ocuparão hotéis no Distrito Federal para assistir aos jogos da Copa das Confederações e da Copa do Mundo da FIFA 2014. Com o objetivo de garantir a saúde e a segurança dos turistas e também da população local, o Sebrae no Distrito Federal, a Secretaria de Saúde do GDF e a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) firmaram uma parceria com o objetivo de promover a qualificação e a adequação do setor hoteleiro à legislação sanitária. A iniciativa foi apresentada a cerca de 40 representantes de hotéis do DF nessa quinta-feira (31), no hotel Kubitschek Plaza.

A subsecretária de Saúde do GDF, Marília Coelho Cunha, explicou os três eixos do trabalho: uma campanha de vacinação direcionada aos profissionais que estarão em contato direto com os turistas; medidas preventivas, que incluem iniciativas de limpeza urbana, combate a doenças como dengue, leishmaniose e sífilis; além do controle da qualidade dos reservatórios de água. Por fim, a certificação e a qualificação dos serviços oferecidos ao turista.

O programa Sebrae 2014 tem como objetivo apoiar micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais a se tornarem mais competitivos com as oportunidades advindas de megaeventos esportivos, principalmente a Copa do Mundo . Entre as soluções oferecidas pela instituição está a consultoria em Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, em uma versão adaptada para restaurantes e cozinhas do setor de hotelaria. “O conjunto de normas e regulamentos sanitários é explicado e demonstrado no próprio estabelecimento. O processo inclui um check-list com todos os itens que devem ser cumpridos, o que torna a adequação às exigências da Vigilância Sanitária muito mais eficiente”, explica a gerente de Atendimento Coletivo de Serviços do Sebrae no Distrito Federal, Cristina Sá.

Outra ferramenta oferecida pelo Sebrae é a Matriz de Competitividade – um levantamento das condições e das necessidades de melhoria do estabelecimento. Depois desse diagnóstico, são feitas sugestões de capacitações e consultorias. Para o vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Distrito Federal (ABIH-DF), Hélder Carneiro, a apresentação dos objetivos da Secretaria de Saúde e da Vigilância Sanitária é fundamental para a prevenção de problemas. “Temos aproximadamente três mil pessoas trabalhando no setor hoteleiro e qualquer iniciativa para promover a capacitação e o melhor atendimento é bem-vinda. Precisamos estar preparados”, afirma. O diretor da Vigilância Sanitária do DF, Manoel Neto, complementa: “parceria é a palavra-chave para intensificar a qualidade dos serviços nos hotéis de Brasília”.

Serviço:
Twitter: @sebraenodf
Facebook: Sebrae no DF

Informações para a imprensa
Natália Kenupp – [email protected] – 9115-5976
Lívia Barreto – [email protected] – 9184-2937
Regina Trindade – [email protected]

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo