X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Sebrae promove atividades no último dia da Semana do EI


São Paulo – Pela Praça Capitão Tiago Luz, no Largo Treze de Maio, em Santo Amaro, capital paulista, circulam por dia cerca de dois milhões de pessoas. Ali estão instaladas as tendas de atendimento e orientação do Sebrae em São Paulo, como parte da Semana do Empreendedor Individual, que termina nesta sexta-feira (6) em cinco pontos da cidade.

O fácil acesso estimulou a formalização de 130 empreendedores individuais (EI) até esta quinta-feira (5). “Esperamos chegar a 1,2 mil atendimentos até o final desta sexta-feira”, explica Elita Azevedo Arruda, analista do Escritório Regional Capital Sul do Sebrae. “Metade é EI e a outra metade é de proprietários de empresas formalizadas com dúvidas específicas”.

A estrutura da tenda é montada para cumprir três etapas de atendimento. No primeiro momento, o visitante recebe todas as informações sobre empreendedorismo e a situação do negócio é analisada. “Nosso objetivo é mostrar os direitos, mas também chamar a atenção para os deveres do EI”, contou Elaine da Mata, analista do Sebrae em São Paulo. Os interessados são estimulados a refletir e fazer uma escolha consciente sobre o processo de legalização.

Decisão tomada, o visitante é encaminhado para o registro em outra área da tenda. Nessa fase, é obrigatório levar RG, CPF e comprovante de residência, além de confirmar se exerce alguma das atividades listadas na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE). “Gostei muito do atendimento”, contou Gilson Conceição da Hora. Ele deixou o local decidido a sair da informalidade. Trabalhando com música e locução, ele foi orientado a cumprir a última etapa, a de formalização, na região onde mora.

Ainda na tenda, os empreendedores também contam com informações sobre linhas de crédito e capacitações. A ação é promovida pelo Sebrae e parceiros como Banco do Povo Paulista, Caixa Econômica, Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e Google.

Dois consultores do Sebrae realizam atendimentos no local e oferecem orientação para micro e pequenas empresas (MPE). “A Semana serve também para ampliarmos a divulgação dos produtos da instituição”, informa Elita Azevedo. Os empreendedores são encaminhados ao Escritório Regional do Sebrae próximo das tendas. Lá encontram uma programação diária de palestras oferecida aos interessados em aprofundar o conhecimento.

Palestras

Os amigos Fabiana Bispo dos Santos e Alessandro Costa aguardavam o início da palestra Análise de Viabilidade de Novos Negócios. “Formamos um caixa e estamos pensando em investir em uma academia ou loja de perfumaria”, disse Alessandro.

“Nossa principal mensagem nas palestras é para que o participante não faça investimento antes de um bom planejamento”, explica o instrutor Julio Tadeu Alencar. O estudo da viabilidade e o planejamento são etapas fundamentais que devem ser consideradas entre a ideia e a ação empreendedora. “Com planejamento, ampliamos as condições para o negócio dar certo e neutralizamos os fatores de risco”.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9104/ 3243-7851
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo
Comente este artigo

Populares

Topo