X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Sebrae promove Encontro de Piscicultores de Mato Grosso


 Cuiabá – A produção integrada de organismos aquáticos com plantas onde ambos compartilham espaço, nutrientes e uso de energia, pode contribuir para ampliar o faturamento, ao mesmo tempo em que reduz o impacto ambiental. A tecnologia, chamada de Aquaponia, pode ser aplicada na produção de peixes, rãs e camarões. Alia reuso de água, com as opções de produção de verduras, flores, frutos ou grãos.

O projeto, que foi apresentado e debatido em um congresso na Amazônia, vem sendo utilizado pelo zootecnista Manoel Braz como uma prática sustentável. É um dos assuntos que será levado ao 2º Encontro de Piscicultores de Mato Grosso, que será realizado neste sábado (26), das 8 às 18h, no Centro de Eventos do Pantanal.

Promovido pelo Sebrae em Mato Grosso, o evento é voltado para técnicos, fabricantes de ração, piscicultores e interessados no tema. Tem como objetivo fomentar o setor no estado, por meio da capacitação e também da troca de experiências entre os participantes.

A Associação dos Aquicultores de Mato Grosso (Aquamat) vai abrir a programação do encontro com uma palestra sobre o papel da associação no desenvolvimento da piscicultura no estado. De acordo com a presidente da instituição, Maria da Glória Bezerra, a apresentação vai esclarecer a nova Lei Pró-Peixe, divulgada no Diário Oficial no dia 4 de outubro.

A lei estadual, com base em resoluções do Conselho Nacional de Meio Ambiente, (Conama), altera e redefine pontos importantes das leis anteriores – do ano de 2006 e 2010 – no que se refere à inserção das pequenas propriedades na piscicultura comercial. A partir de agora, as que possuem até cinco hectares – lâmina d´água, tanque escavado e represa de até um mil metros cúbicos de água – serão dispensadas de licenciamento ambiental.

Segundo Maria da Glória, a medida vai contribuir para a geração de renda na área rural, além de facilitar o acesso dos pequenos produtores na atividade comercial da piscicultura, devido aos incentivos e desburocratização. “Com isso, haverá uma ampliação do setor, porque antes não tínhamos como incluir esses produtores em nosso cadastro, por serem reconhecidos como informais. Com a Lei, eles serão formalizados sem problemas”.

Especialistas

O encontro também traz consultores com experiência local e nacional para debater boas práticas na produção de peixes nativos; nutrição e conversão alimentar para peixes redondos e sanidade dos peixes nativos. “Nossa intenção é integrar toda a cadeia produtiva e também atualizá-la sobre as novas demandas e tendências do setor”, define Valéria Louise da Silva, da Unidade de Agronegócio do Sebrae no Mato Grosso.

Serviço
www.sebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae em Mato Grosso
0800 570 0800
Unidade de Marketing e Comunicação Sebrae em MT
65 3648 1261 e 1262
www.mt.agenciasebrae.com.br
youtube.com/sebraematogrosso
twitter.com/sebraemt
Rita Comini / MTB 267 – MT – +55 65 9932 1890
[email protected]
Lana Motta/MTB 597/MT – +55 65 3648 1261 (manhã)

 

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot