X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Sebrae promove o Fomenta durante a Feira do Empreendedor


Teresina – Micro e pequenas empresas piauienses (MPE) terão oportunidade de fechar negócio com compradores de órgãos públicos durante o Fomenta Piauí, no dia 22, como parte da programação da Feira do Empreendedor, que será realizada na capital, de 21 a 25 de novembro.

São esperadas no encontro cerca de 150 pessoas, entre representantes de prefeituras, do governo estadual, empresários e Microempreendedores Individuais (MEI). “O Fomenta ocorre na Feira do Empreendedor como forma de agregar valor ao evento, já que a feira reúne centenas de empresas e milhares de pessoas em busca de boas informações. O local será um atrativo a mais para o Fomenta, que foi sucesso de público nas três edições regionais: em Floriano, Picos e Parnaíba”, comenta a assessora de Políticas Públicas do Sebrae no Piauí, Valclêdes Moura.

Entre os assuntos que serão discutidos no encontro estão como participar de licitações públicas; como vender para o governo; e a visão dos Tribunais de Contas do Estado e da União sobre as compras governamentais no âmbito da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, Delano Câmara, vai proferir a palestra Aplicabilidade da Lei Complementar 123/06 com relação às compras públicas. Já o assessor-técnico do Ministério do Planejamento, Fabrício Magalhães, falará sobre O uso do poder de compras e a participação das MPE nas compras governamentais. O auditor do Tribunal de Contas da União Renato Santos vai ministrar capacitação sobre Oportunidade de crescimento da economia dos municípios.

A diretora-executiva da Tramity Business to Governament, Alessandra Andreazzi Peres, apresentará palestra sobre Como vender para o governo. Alessandra é especialista em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas. Há 17 anos, atua em projetos junto ao governo. Trabalhou no cargo de gestora pública por cinco anos, atuando, inclusive, como presidente de comissão de licitação. Em 2000, fundou a empresa Tramity, que possui duas unidades de negócio – consultoria para empresas que querem gerar, ampliar e manter negócios com o governo; e consultoria especializada em gestão pública.

Alessandra Peres estará ainda no estande da Unidade de Políticas Públicas, no dia 23 de novembro, e vai prestar consultorias sobre processos licitatórios e orientar as empresas e gestores municipais sobre a elaboração de editais específicos para as MPE. A programação do Fomenta inclui ainda o talk show Boas Práticas Municipais, que será conduzido pela jornalista Cláudia Brandão, com a participação do prefeito de Guadalupe, Wallem Mousinho; e do ex-prefeito de São João do Arraial, Francisco Limma. Os dois municípios são referência em compras de produtos e serviços das micro e pequenas empresas no Piauí.

Nicho

“Queremos mostrar às pequenas empresas piauienses as oportunidades desse mercado, um nicho em expansão e que, se devidamente ocupado pelas MPE, certamente contribuirá para dinamizar a economia municipal, com crescimento das empresas locais e valorização da produção, o que faz toda a diferença na gestão dos municípios”, explica Valclêdes.

Já foram realizados encontros semelhantes em Floriano, Picos e Parnaíba, com resultados bastante positivos. Após as dicas recebidas nesses eventos, os gestores de Guadalupe e Cajazeiras aumentaram significativamente o volume de compras das MPE locais. Ainda este ano, será realizada outra edição do Fomenta em Parnaíba, cidade localizada a 318 km ao norte de Teresina.

“O Fomenta é uma ação do Sebrae Nacional, que acontece em todos os estados do país, com o objetivo de dar maior visibilidade ao mercado das compras públicas, inserindo de vez as MPE nesse cenário. Esperamos a participação maciça dos novos gestores e de suas equipes, além dos empresários, que terão a oportunidade de conhecer como funciona as compras públicas e como elas podem dinamizar a economia dos municípios”, acrescenta Valclêdes.

O Fomenta terá início às 17h e termina às 22h, mesmo horário de funcionamento da Feira do Empreendedor. O acesso ao evento é gratuito, mediante a doação de um quilo de alimento não-perecível. Os visitantes poderão adquirir os alimentos na Bodega que será montada na entrada do evento, por meio de parceria com a Associação dos Merceeiros e Proprietários de Mercadinhos de Teresina.

A Feira do Empreendedor é uma realização do Sebrae no Piauí, com promoção do Sebrae Nacional e patrocínio do governo do estado; além do governo federal por meio do Banco do Brasil, Correios, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste e Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf). Também são parceiros o Shopping Rio Poty e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop).

Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot