Maceió – A Ação Empreendedora do Sebrae no Shopping Popular Nossa Senhora de Fátima, na capital alagoana, teve início na manhã desta segunda-feira (20) e segue até a próxima sexta-feira (24). A expectativa é formalizar 150 comerciantes que foram transferidos do centro de Maceió para o local. A programação da semana conta com formalizações e palestras que tratam das vantagens de se tornar um Empreendedor Individual (EI).
O shopping possui 425 estandes, sendo que 80% deles estão ocupados. Foram entregues aos comerciantes no fim do mês de maio. Um dos requisitos obrigatórios para ter direito a um espaço no shopping é ser formalizado. Pensando nisso, o Sebrae em Alagoas promoveu a ação empreendedora no local.
Segundo o gerente de Atendimento Individual da instituição no estado, Marcos Alencar, as palestras incentivam os comerciantes a sairem da informalidade, ao conhecerem as vantagens do processo. “Eles só precisam receber a informação de forma compreensível e logo percebem que nós queremos ajudá-los. Tudo é uma questão de orientação”.
Segundo Edna Lima, uma das consultoras do Sebrae que está ministrando as palestras, entre os benefícios da legalização destacam-se o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), carga tributária reduzida e simplificada, acesso a linhas de crédito e aos benefícios da Previdência Social.
“Eles têm muitas dúvidas, mas compreendem tudo e acompanham de forma atenta a palestra. Conseguimos repassar todas as informações necessárias para que consigam discernir se querem ou não se formalizar. A maioria dos empresários quer, porque percebe que só irá obter vantagens com a formalização”, ressalta Edna.
Jenalvo Onorato da Silva, que é comerciante de relógios e está instalado no shopping desde sua inauguração, diz que estar no estabelecimento é muito melhor do que vender na rua, pois além de terem mais segurança, não ficam expostos ao sol ou à chuva, o que danificava as mercadorias. “O shopping veio nos trazer dignidade no trabalho. O fato de nos formalizarmos também é muito bom, pois vamos ter acesso a muitos benefícios que não tínhamos quando éramos ambulantes. A aposentadoria, por exemplo, é muito importante para nós”.
Serviço:
Sebrae em Alagoas (82) 4009-1660
www.al.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias