Cuiabá – Mesmo com 18 anos de mercado, a proprietária da Romavil Auto Center, Marivone Chaves, sentiu a necessidade de implementar mudanças na empresa. O empreendimento de Rondonópolis (MT) passou por um processo rigoroso de consultorias e investiu na gestão ambiental, o que, segundo a empresária, impactou na melhoria dos serviços oferecidos e na preferência dos clientes pela sua oficina. Em dezembro de 2012, em uma cerimônia organizada pelo Sebrae em Mato Grosso, a Romavil recebeu o Certificação do Instituto de Qualidade Automotiva – Selo IQA, sinônimo de excelência no sistema de atendimento em autosserviços. Em janeiro, o negócio registrou um incremento de 10% nos serviços prestados.
Entre as adaptações adotadas pela empresa, Marivone cita a separação e classificação dos resíduos contaminantes que sobram da reparação dos veículos. Óleo queimado, estopas, embalagens de óleo, filtros, papelão e plástico que passaram a ser coletados por uma empresa autorizada e encaminhados à reciclagem. Os pneus passaram a ser levados para um ecoponto acordado, onde a prefeitura se encarrega de coletá-los e encaminhá-los para reciclagem.
A empresa investiu ainda na instalação de caixa decantadora que retém o óleo na água. Dessa forma, toda a água usada na oficina passa por um processo de limpeza que retira o óleo antes de ser lançada no esgoto. Marivone explica que o projeto foi elaborado por um engenheiro ambiental, encaminhado pelo Sebrae, e todo processo de adequações durou em torno de um ano.
Não só a oficina, mas os processos administrativos também passaram por adequações. A equipe, que conta com cinco funcionários, que passaram por treinamentos e conscientização sobre a nova visão de trabalho. O processo de emissão de notas, boletos, entre outros, foram digitalizados e agora são enviados ao cliente via e-mail. “Todo investimento ficou em torno de 1,5 mil, mas valeu a pena. A maior prova disso é o reconhecimento e a preferência dos nossos clientes. Também ressaltamos a economia que alçamos por meio das práticas de reduzir, reutilizar e recilclar. Um exemplo é a redução do uso do papel, que gerou uma economia em torno de 20% a 30%”,r essalta Marivone.
Além da Romavil Auto Center, um grupo de 17 empresas integra o projeto de Serviço e Reparação de Veículo, realizado pelo Sebrae e parceiros, como o Sindicato Intermunicipal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico da Região Sul de Mato Grosso (Sindimec-Sul). O objetivo é organizar, padronizar e promover qualidade competitiva das empresas do setor de autosserviços de Rondonópolis por meio de capacitações, consultorias e implantação do Conceito Oficina Verde. Juntamente com a Romavil Auto Center, mais sete empresas que prestam serviços de reparação de veículos e integram o projeto em Rondonópolis foram foram certificadas com o IQA.
“Fizemos uma revolução total na empresa. Mudamos processos dos serviços, da gestão da empresa e de pessoal, além de implantarmos várias práticas sustentáveis”, enfatiza Marivone Chaves, que comemorou nesta semana mais uma conquista para sua empresa: o licenciamento ambiental da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). Para a empresária, o licenciamento foi possível graças às mudanças implementadas por meio do IQA, que garantiram não apenas o aumento de clientes mas também da excelência em qualidade.
Serviço:
www.sebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae em Mato Grosso 0800 570 0800
Unidade de Marketing e Comunicação Sebrae –MT
(65) 3648-1261 e 1262
www.sebrae.com.br
www.mt.agenciasebrae.com.br
youtube.com
Rita Comini – (65) 9932-1890
Maria Terradas – (65) 9986-8108
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias