X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Seminário discute competitividade na produção de vinho


Brasília – Especialistas e produtores de vinho no Brasil se reuniram nessa quinta-feira (21) na sede do Sebrae Nacional, na capital federal, para discutir medidas que possam melhorar a competitividade e a produtividade da vitivinicultura no país, especialmente nos pequenos negócios. O Seminário Tributação e Competitividade do Setor Vitivinícola foi mais uma ação do convênio entre o Sebrae e o Instituto Brasileiro de Vinhos (Ibravin), parceria que durou cerca de três anos e que se encerra no próximo dia 29 de março.

Na ocasião, foram debatidas ações que estimulem e apoiem os negócios de produtores de vinhos e sucos de uva no país, responsáveis hoje por cerca de 60% da produção nacional. O seminário debateu modelos de tributação do setor em países vizinhos ao Brasil, onde a produção é feita em larga escala, como na Argentina e Uruguai, representados, respectivamente, por Sérgio Colombo, da Corporación Vitivinícola Argentina (Coviar), e Roberto Methol, do Instituto Nacional de Vitivinicultura do Uruguai (Inavi).

O grande desafio dos produtores brasileiros é reduzir a carga tributária do produto com a finalidade de fazer com que os vinhos e sucos produzidos no país, principalmente na região Sul, tenham preços mais acessíveis, competitivos e consigam fazer frente aos importados que acabam entrando no Brasil com taxações mais vantajosas.

O diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, falou durante a abertura do Seminário sobre a importância de discutir  tributação. “O Sebrae é parceiro do setor vinícola, formado em sua maioria por pequenas propriedades. As dificuldades enfrentadas pelo segmento junto à concorrência, devido a questões tributárias, fazem parte de importante agenda a ser debatida”, destacou.  Carlos Alberto acrescentou que  “o vinho é uma bebida nobre, com características terapêuticas e deve ser observado sob essa perspectiva”.

No Congresso Nacional tramitam há cerca de dez anos dois projetos de lei que tentam incluir o vinho na categoria de complemento alimentar – e não na de bebida alcoólica –, o que faria incidir sobre o produto uma taxação menor de impostos. Tanto na Argentina quanto no Uruguai, e em países da Europa, a classificação do vinho é a de complemento alimentar, o que também favorece os micro e pequenos produtores na expansão de seus negócios.

Mais informações:
Assessoria de Imprensa Sebrae
(61) 2107-9300 / (61) 2104-2770/2769/2766
(61) 3243-7851    

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot