Maceió – Empresários do setor de panificação de Alagoas têm a oportunidade de conhecer tendências, inovações e soluções para o setor, por meio do Seminário Padaria Conceito. São dois dias de palestras e uma mesa-redonda para discussões sobre o segmento e realização de cursos, que começaram nesta quinta (29) e seguem até esta sexta-feira (30), reunindo os principais especialistas do Brasil, em Maceió (AL).
Durante a palestra de abertura, o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP), Alexandre Pereira, destacou o crescimento do setor de panificação no Brasil, a partir da mudança de atitude dos empresários, que estão cada vez mais investindo em inovação. Um dos motivos dessa mudança, segundo ele, é o aumento de supermercados que oferecem os mesmos serviços das padarias.
“É preciso inovar. A dica é que eles comecem pelo básico para oferecer um serviço diferenciado, que deixe os seus clientes satisfeitos. Uma mudança muito simples em padarias é investir em café da manhã, por exemplo. Se o empresário disponibiliza pães, ovos, frios, café, sucos e outros produtos, já pode faturar mais com o sistema de self-service”, exemplificou Pereira.
Ainda de acordo com Pereira, o setor precisa se preocupar com a variedade de produtos oferecidos, pois os clientes estão mais exigentes quanto ao consumo de alimentos saudáveis. “O consumidor está muito preocupado com a saúde. Por isso, as padarias precisam oferecer itens para esse público específico, como pães integrais e pães de fibra. Esse é um grande nicho de mercado”, disse.
Parao gerente de Atendimento Coletivo Indústria do Sebrae em Alagoas, Everaldo Figueiredo, o setor de panificação é o mais importante do estado. Segundo a ABIP, Alagoas possui 1,7 mil padarias. “Apesar das dificuldades, o setor cresceu 11%, valor muito acima da média nacional. Nós, do Sebrae, acreditamos no diferencial das empresas e com ações específicas podemos elevar muito mais os números do setor”, destacou.
A programação do evento conta com palestras sobre o Certificado do Pão Francês, com Thaís Amorim, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), e a respeito da Obrigatoriedade de Atualização das Máquinas das Padarias, que será ministrada pelo engenheiro do Senai Marcelo Cavalho.
Mesa-redonda
Também está prevista uma mesa-redonda sobre as diretrizes para implantação de um novo conceito de mercado nas padarias e confeitarias de Alagoas, com a presença de Everaldo Figueiredo, do Sebrae em Alagoas; Maria Regina Diniz de Oliveira, do Sebrae Nacional; José Clailton Moreira Fernandes, da Unidade Sindical da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA), entre outros.
Os participantes do seminário poderão ainda participar do curso Tendências de Produtos para Panificações e Confeitarias e a oficina de confeitaria nesta sexta-feira (30), na sede do Senai.
O seminário é uma realização da Associação Brasileira da Indústria de Panificações e Confeitarias (Abip), do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado de Alagoas (Sindipan) e da Associação dos Panificadores do Estado de Alagoas (Apea), com apoio do Sebrae Nacional e do Sebrae em Alagoas
Serviço:
Sebrae em Alagoas (82) 4009-1660
www.al.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias