Maceió – Nesta terça-feira (30), acontece a abertura oficial do 5º Seminário Alagoano de Piscicultura e 6º Seminário Alagoano de Maricultura. A cerimônia será no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro de Jaraguá, em Maceió. A programação segue até esta quarta-feira (31).
No primeiro dia do evento, na segunda (29), houve debates e troca de experiências sobre a aquicultura no estado, além de cursos sobre piscicultura orgânica e ornamental, processamento de pescado, piscicultura marinha e tratamentos de efluentes. Para Miguel Alencar, gestor do Arranjo Produtivo Local Piscicultura no Delta do São Francisco pelo governo do estado, os minicursos são de grande importância para desenvolvimento dos aquicultores, técnicos e estudantes locais. “Os minicursos trazem aos produtores alagoanos novas tecnologias que estão dando certo em outros locais, para que eles implantem essas práticas em nosso estado”, explica. Governo publica legislação própria para produção da aquicultura orgânica. Leia sobre isso
De acordo com Alberto Oliveira, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), que ministrou o minicurso sobre “Piscicultura Ornamental”, o evento vai trazer um saldo bastante positivo. “Os técnicos e estudantes adquirem aqui conhecimentos que a universidade não proporciona. Por meio desses cursos, eles terão conhecimento sobre novas técnicas de cultivo desenvolvidas no mercado”, assinala.
Corte
Durante o minicurso de “Processamento de Pescado”, com Susana Luz, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), foram abordados, entre outros assuntos, as etapas corretas do processamento do peixe, como o abate, descamação e a escolha correta do corte. “É fundamental a realização periódica de eventos como esse, trazendo casos de inovação e questões que fortalecem os grupos produtores”, observa Aldi Feiden, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).
Os seminários são uma realização da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), das Secretarias de Estado da Pesca e Aquicultura de Alagoas e do Planejamento e Desenvolvimento Econômico, do Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL), do Sebrae em Alagoas e de outras instituições parceiras.
Serviço
Sebrae em Alagoas – (82) 4009.1758 – www.al.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Assista a um vídeo sobre um caso de sucesso na aquicultura brasileira
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias