Brasília – Com o objetivo de disseminar a cultura da cooperação para alavancar os negócios das micro e pequenas empresas, o Sebrae lança, em parceria com a Fundação Roberto Marinho, uma série de televisão com experiências bem-sucedidas.
A série Cooperar é um Bom Negócio será exibida em sete programas no Canal Futura. O primeiro deles está previsto para o dia 29 de novembro (terça-feira), às 16h30. Os episódios, que terão em média 26 minutos, serão apresentados sempre no mesmo horário às terças-feiras, e reprisados às quartas-feiras em dois horários – 6h e 13h. A apresentação é do ator Alexandre Rosa Moreno.
Em cada episódio serão apresentadas as características de um dos sete modelos de empreendimentos coletivos mostrados na série: Associação, Cooperativa, Cooperativa de Crédito, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), Central de Negócios, Consórcio de Empresas e Arranjo Produtivo Local (APL). Cada programa terá ainda a história de casos reais e dicas para os empreendedores.
O objetivo da série é mostrar algumas formas de cooperação e as possibilidades geradas pelo trabalho conjunto, de maneira que os empresários percebam que a união de esforços ajuda a conquistar resultados que talvez não fossem atingidos de forma isolada. Os modelos permitem ao administrador reduzir custos, compartilhar recursos e partilhar riscos, além de explorar novas oportunidades e oferecer produtos e serviços de qualidade superior e mais diversificada. As histórias incluem exemplos de empreendedores individuais, microempresas, pequenas empresas e produtores rurais.
O primeiro episódio tratará das vantagens de uma associação, considerada a forma mais básica de organização de um grupo de pessoas para o cumprimento de metas comuns. No dia 6 de dezembro, segundo dia da série, será feito um detalhamento sobre o sistema de cooperativas. O terceiro episódio, que vai ao ar no dia 13, vai abordar cooperativas de crédito, associações de pessoas, sem fins lucrativos, que buscam, por meio da ajuda mútua, prover a prestação de serviços financeiros aos seus associados. No dia 20 o tema tratado será o de formação de uma Oscip, que é um reconhecimento de que o negócio é de interesse público.
No dia 27, o quinto episódio vai detalhar o sistema de Central de Negócios. Uma Central é formada por empresas ou empreendedores independentes em busca de soluções conjuntas de interesse econômico no mercado que atuam.
No dia 3 de janeiro de 2012 serão apresentados casos de sucesso de consórcios de empresas, que são a união de várias empresas com o objetivo de realizar um empreendimento ou fazer negociações, em geral, maiores do que a capacidade individual de cada participante. O último episódio, que vai ao ar no dia 10 de janeiro, vai tratar dos Arranjos Produtivos Locais (APL), aglomerações de empresas, localizadas em uma mesma região, com especialização produtiva e algum vínculo de articulação, cooperação e aprendizagem.
Serviço
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9104/ 3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias