X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Série vencedora mostra desenvolvimento do artesanato gaúcho


Brasília – Quanto tempo é preciso para se construir um legado? Com essa pergunta os repórteres Jarbas Tomachewski e Michele Ferreira abriram a série de quatro reportagens publicadas pelo jornal Diário Popular, de Pelotas (RS), em dezembro do ano passado. E ao procurar as respostas, os jornalistas não só descobriram histórias de sucesso de artesãos da metade sul do Rio Grande do Sul, como também conquistaram o primeiro lugar da etapa nacional do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Impresso.  

O esforço dos repórteres resultou na série que conta como ocorreu a revolução econômica provocada pelo projeto Artesanato do Mar de Dentro na vida de 200 artesãos de 25 municípios da região, que até 2006 produziam as peças apenas por hobby. Segundo a reportagem, cinco anos após o grupo aceitar o desafio lançado pelo Sebrae para a profissionalização da atividade, a semente plantada germinou forte e os resultados mostram-se agora extremamente positivos.

O Legado do Mar de Dentro conta o trabalho de pessoas que se dedicam a produzir artesanato na região mais meridional do Brasil. As peças são feitas a partir da inspiração que vem das lagoas e das coxilhas do pampa e contemplam três coleções: Bichos do Mar de Dentro, artesanato feito com material típico na região e que reproduz a imagem da fauna local; Redeiras, trabalho feito por mulheres dedicadas a transformar redes de pesca fora de uso em peças úteis, como bolsas; e Ladrilã, artesanato produzido a partir da lã retirada dos rebanhos de ovelhas que pastam nos campos do sul.   

Já na primeira reportagem da série, veiculada sob o título Identidade Própria com Cultura da Preservação, os jornalistas destacam o trabalho persistente e o papel relevante desempenhado pelos colaboradores do Sebrae na identificação dos atores produtivos. “Em vários momentos a equipe do Sebrae  precisou bater à porta dos moradores para convencê-los a participar dos encontros e a desenvolver a cultura de cooperação”, destaca o texto.

Os jornalistas explicam que, após cinco anos e dezenas de oficinas, cursos de formação e treinamentos realizados, o projeto chegou ao fim com a virada do ano. E o que ficou de concreto? Segundo a própria reportagem, o legado que faz a diferença na vida dos envolvidos. Por isso o título da série: O Legado do Mar de Dentro.

O jornal Diário Popular apresentou personagens que mergulharam na experiência da arte popular como negócio e revelou os efeitos positivos dessa aventura na vida de cada um.  Foi o caso de um grupo de mulheres de Pedras Altas (RS), que produzem arte a partir da lã do pampa, um ofício conhecido como Ladrilã e que vem ganhando mercado a cada dia. “É impossível falar dessa vitória sem citar a grande conquista do ano: as Anêmonas de Luz, capas confeccionadas para envolver lâmpadas frias compactas que ganharam o primeiro lugar no Prêmio Museu da Casa Brasileira 2011 – na categoria protótipo têxtil”, escreveram os jornalistas.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9104/ 3243-7851
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot