Seja o seu evento uma conferência, um meet-up, um demo day, um hackaton, um encontro sobre redes sociais etc., a promoção é peça chave para ativar o processo de inscrições ou vendas e atrair o maior número de participantes possível.
Ao iniciar um plano de divulgação, é preciso levar em consideração o público que já participou de seu evento e as pessoas que ainda não conhecem sua marca.
Assim, o ideal é você elaborar um plano sólido de comunicação, capaz de atingir os possíveis participantes diversas vezes, em diversos canais, com conteúdos diferentes mas sempre reforçando a mesma mensagem. Veja abaixo cinco ações, listadas pela Eventioz / Eventbrite Brasil que você pode realizar para atingir seus objetivos.
- Faça um press release
Seu evento tem um press release com um descritivo, principais atrações, aspas do organizador em relação aos seus objetivos e expectativas, orientações para inscrições e informações de serviço (onde, quando, quanto etc.)? Caso não tenha, faça um!
O release é a fonte de informação oficial para sites, blogs, jornais, revistas, TV etc.
Após elaborá-lo (o ideal é contratar uma empresa ou profissional de comunicação para desenvolver essa tarefa), o próximo passo é definir quais os veículos voltados para o seu público para enviar o material.
Além dos veículos de alcance maior, não se esqueça de identificar os veículos locais e outros focados em nichos, como em startups, linguagens de programação etc. Veja algumas dicas:
Principais
Possuem como vantagem a capacidade de atingir um público maior, entretanto, apenas parte da audiência pode ser formada pelo público-alvo para o seu evento.
- Olhar Digital
- Exame.com.br
- InfoMoney
- Info
Especializados
Apesar de possuírem uma audiência menor, concentram nichos, com interesse direto nos temas oferecidos.
- iMasters
- IDG Now
- MacMagazine
- TI Inside
- Jornal do Empreendedor
- Startupi
- CIO
- Ecommerce News
- Linux Magazine
- Proxxima
- Startup Stars
- TechLider
- Save Game
Blogs
Possuem audiência e capacidade de impacto variadas. Maior facilidade de incluir conteúdo.
- Tecnoblog
- Marco Gomes
- Juliano Kimura
- Mundo Bit
- BlueBus
- Webholic
Por último, não se esqueça de colocar os dados para contato caso o interessado queira lhe contatar.
- Ative os palestrantes
Seu evento terá palestrantes, juízes, mestres de cerimônia etc? Na maioria dos casos, eles formam um time de pessoas influentes que possuem um número alto de seguidores nas redes sociais e, provavelmente, uma boa base de e-mail.
Antes de mais nada, crie um relacionamento com eles ainda na fase de planejamento e convite de seu evento. Após fechar a contratação, peça para que divulguem o evento em suas contas nas redes sociais, convidem os seus seguidores para participar, falem sobre o evento, espalhem o conteúdo, divulguem promoções etc. Tudo isso fomenta o buzz em relação ao acontecimento ao mesmo tempo que mais pessoas ficam sabendo que o seu evento irá acontecer.
O mesmo vale para jurados de demo days, startups participantes, investidores, patrocinadores etc. Invista em sua rede de contatos!
- Crie um vídeo
Vídeos são uma das formas – se não a mais – eficaz para se comunicar online. Ao elaborar seu vídeo, insira imagens de edições anteriores, depoimentos de participantes, palestrantes, imagens do espaço, das atrações etc. E capriche na trilha sonora!
Na hora de divulgar seu vídeo, vale uma atualização na estratégia. Considerando a atual política de vídeos do Facebook, o ideal é publicá-lo em sua página na rede social e também no YouTube. Com o primeiro você atinge seus seguidores no Facebook de forma mais eficaz enquanto utiliza o segundo para ser distribuído em outras redes, como Twitter, LinkedIn, Google+ etc.
- Invista em seu site
De nada adianta o seu evento ser um smartphone high end e ter um site equivalente a um celular com tecnologia edge. O site é a porta de entrada de seu evento, onde os participantes irão buscar informações sobre a programação, participantes, atrações etc.
Portanto, capriche na “user experience” (experiência do usuário), que deve ser resultado entre o design, clareza das informações e interação com o usuário.
Você também pode desenvolver um hotsite gratuito na plataforma da Eventioz e incluir foto de capa de seu evento, descritivo, vídeo, agenda, lista de palestrantes, localização no GoogleMaps, formulário para inscrições etc.
- Envie convites via e-mail
Caso você tenha uma base de contatos, utilize-a para se comunicar com os participantes que já conhecem a sua marca. Informe de forma direta e simples quando seu evento irá acontecer, qual o objetivo e quais as principais atrações. Em seguida, insira um link para a página de inscrições ou para o seu site.
Estabeleça uma frequência para o disparo das campanhas a fim de não sobrecarregar os destinatários e causar cancelamentos de assinaturas.
Por último, mensure a taxa de abertura das mensagens e cliques. Para isso, realize os disparos a partir de ferramentas como a da Eventioz, que oferece 3.000 disparos gratuitos, mais do que outras plataformas dedicadas que oferecem 2.000 disparos gratuitos em média.
- Use grupos no LinkedIn
O segmento de tecnologia possui diversos grupos segmentados no LinkedIn, como o de empreendedores e startups, desenvolvedores, especialistas em infraestrutura de TI etc.
Identifique os grupos e faça postagens divulgando seu evento e convidando os participantes. Esses espaços também oferecem oportunidades para a divulgação de promoções. Que tal oferecer um cupom de desconto para os participantes, por exemplo?
Para não parecer oportunista, vale participar do grupo com antecedência, fazer postagens relacionadas, interagir com outros usuários etc.
- Faça pelo menos um post patrocinado no Facebook
Fechando o ciclo, um post patrocinado no Facebook é uma forma eficaz de impactar possíveis participantes. Neste vale inserir um link para uma página de conteúdo e outra para inscrições.
Para configurar o post, faça corretamente a segmentação optando pelas pessoas que já seguem sua página, amigos relacionados, utilizando palavras-chaves ou grupos de interesse, regiões geográficas etc.
Configure também as campanhas de remarketing para que os usuários que acessam o seu site, mas não fazem a conversão, sejam seguidos pela campanha. Para isso, você pode inserir um pixel em sua página e fazer as configurações no Facebook ou utilizar ferramentas terceiras, como Adroll, Triggit, Adparlor etc.