X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Setor discute a força dos produtos baianos na moda


Salvador – Valorizar o produto local para se reposicionar no mercado foi a mensagem deixada por especialistas e representantes do setor de moda no primeiro dia do Bahia Moda Design (BMD), que segue até esta terça-feira na Casa do Comércio, em Salvador. Promovido pelo Senac e Sindicato Industrial do Vestuário (Sindivest) de Salvador e Feira de Santana, a segunda edição do evento tem patrocínio do Sebrae na Bahia e apoio do Banco do Nordeste (BNB).

Com uma programação que inclui palestras, desfiles e exposições de marcas, o BMD tem como meta aproximar empresários, novos e consagrados talentos da moda baiana e parceiros institucionais, além de ser vitrine para as tendências regionais. “Precisamos ter um produto com cultura e design local que se diferencie do modelo padrão. Assim vamos elevar a competitividade, trabalhando com o conceito de apoio à economia criativa e ampliando o espaço para que estes profissionais criem e inovem”, explica o diretor operacional do Sebrae no estado, Lauro Ramos.

Para o idealizador e produtor do evento Dragão Fashion, realizado em Fortaleza, Claudio Silveira, o Bahia Moda Design é resultado de uma forte aliança institucional que enrijece os pilares da indústria criativa, responsável por empregar 7% da mão de obra no estado. “O poder público, empresários e a população precisam respeitar sua própria moda, apoiar suas indústrias e valorizar mais esses criadores. A intenção é mostrar que o nordeste é o Brasil”.

De acordo com a presidente do Sindivest Salvador, Maria Eunice de Souza Habibe, além de fomentar a indústria genuinamente baiana, o BMD é o instrumento ideal para criar um ambiente favorável para o crescimento dos empreendedores, que têm a oportunidade de buscar informações nas consultorias coletivas oferecidas pelos parceiros. “É um processo em cadeia em que os envolvidos terão acesso ao conhecimento necessário e a possibilidade de estreitar contatos e gerar negócios futuros”.

Responsável por ministrar a palestra Importância do designer para o desenvolvimento da indústria da moda na Bahia, a coordenadora do Senai Moda Design, Valéria Delgado afirmou que o estado precisa valorizar sua identidade e seus traços culturais. “Não adianta copiar, os estilistas precisam buscar inspiração em suas raízes”, decreta.

A gestora do projeto de Confecção de Salvador, Chris Rabelo, informa que a iniciativa é fruto de um projeto estruturante, que incluiu três etapas de execução: a realização de um MBA para designers, a abertura do Centro de Design no Senai Dendezeiros e o evento de promoção de marcas baianas. “Queremos inserir este evento no calendário anual de moda, com a intenção de que os olhares do Brasil e do mundo se voltem para as potencialidades existentes em território baiano”.

Para a designer Goya Lopes, nesse momento de construção e continuidade, é importante conhecer o papel de cada instituição. “O Sebrae, por exemplo, tem a função de mostrar os caminhos para o exercício de uma gestão responsável e de oferecer instrumentos para o acesso consciente ao mercado, proporcionando retorno positivo”, destaca a também empresária.

Há 15 anos no mercado, a empresária e estilista Kel Alves, proprietária da marca feminina Ousa Brasil, de Feira de Santana, revela que o sucesso das suas coleções e o valor da marca estão na qualidade. “Participo de todas as etapas de produção.Trabalho no chão de fábrica e costumo dizer que sou 50% da equipe. O conhecimento foi adquirido nos cursos e consultorias e da necessidade de me manter ativa”, diz.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias Bahia
(71) 3444-6808/3320-4558 / 9222-1612 /9174-9142
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.ba.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebraebahia
www.facebook.com/sebraebahia

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot