X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Showroom de startups é novidade na Feira do Empreendedor


Curitiba – Uma das inovações da Feira do Empreendedor 2013 – Paraná foi o showroom de startups, que reuniu 15 protótipos testados, que estavam disponíveis tanto para exposição de seus modelos de negócios quanto para negociação com investidores. O evento, realizado pelo Sebrae no Paraná, também conta com um espaço exclusivo para startups, que reúne uma programação de palestras sobre o segmento.
 
André Krüger e Daniel Driessen são os sócios da startup FOOME. O modelo de negócio consiste em uma praça de alimentação on line, que entrega os pedidos no local que o cliente solicitar. Lançado em junho de 2012, o portal já soma 70 restaurantes cadastrados e atende a centenas de pedidos por mês na capital paranaense e em Joinville e Balneário Camboriú, em Santa Catarina.
 
“Em outubro de 2012, o negócio teve um salto porque fechamos parceria com um grupo de investimento, que agregou experiência e permitiu a formação de capital de giro, contratação de funcionários e reforço em ações de marketing”, conta Krüger. Até o fim do ano, os empresários do FOOME querem estar em, pelo menos, dez cidades. “Nossa expectativa é de crescimento. Para os próximos dois anos esperamos atender às principais capitais do país”, prevê Krüger.
 
O consultor do Sebrae no Paraná, Rafael Tortato, explica que os jovens se identificam com as startups por estarem mais familiarizados com as tecnologias e com o universo on line. Além disso, formam um grupo importante de consumidores que gera tendências. “Antes, era mais comum ver os jovens pensando em montar uma banda, hoje a ‘onda’ é ter uma startup”, brinca. Rafael explica que as startups são empresas iniciantes ou em fase de desenvolvimento, inovadoras e criativas, que têm grande potencial para crescer. “Em outras palavras, são empresas com diferencial ou inéditas, que podem ou não ser de tecnologia e internet, e que geram valor para os clientes. Isso ocorre não apenas por causa dos produtos e serviços, mas pela forma de apresentá-los ao mercado e disponibilizá-los aos seus consumidores”, esclarece.
 
De acordo com a Associação Brasileira de Startups (ABS), o Brasil já conta com mais de dez mil empresas de inovação tecnológica, que levantaram cerca de R$ 1,7 bilhão em 2012. O segmento apresenta negócios representativos, inclusive, no mercado internacional, como Instagram, Samba Tech, BooBox e Buscapé. Embora já tenha números expressivos, o assunto  é relativamente novo no Brasil. Por isso, a Feira do Empreendedor 2013 – Paraná também trouxe o Espaço Startup, estrutura exclusiva e com programação especial para debater o novo modelo de negócio.
 
O Espaço, que contou com o apoio do Startup Curitiba e da Startup Club, reuniu aceleradoras e incubadoras de startups; empresas prestadoras de serviços; investidores, empresários e startups já consolidadas. O Web Salão Contemporâneo é uma das startups já consolidadas. O portal é o primeiro do Brasil que oferece serviços de beleza por meio do agendamento e pagamento on line, bem como atendimento no local que o cliente solicitar.

Motivação
 
Criado pela curitibana e especialista em Marketing Digital Yara Garcia, o empreendimento já tem um ano e meio de mercado. A ideia do projeto surgiu quando Yara Garcia cursava faculdade, mas foi na Feira do Empreendedor 2011 – Paraná que ela encontrou motivação para seguir em frente.  “Na feira, encontrei o caminho para por a ideia em prática. Também resolvi fazer o Programa Próprio, do Sebrae, para saber quais seriam os primeiros passos. Agora, volto à Feira para apresentar o meu case de sucesso. Estou muito feliz”, comemora.
 
Diego Sampaio também teve uma ideia criativa e já conquista bons resultados. Formado em Administração, ele percebeu que muitas empresas do varejo enfrentavam dificuldades para gerenciar o serviço de vale-presente. Para sanar o problema, ele criou a Giver Cartão Presente.  “A empresa já tem dois anos e está dando certo. A proposta é gerenciar desde a tecnologia, impressão e distribuição até o controle financeiro. Também oferecemos a possibilidade do cliente adquirir o vale-presente pela internet. Existem franqueadoras que prestam o serviço, mas cobram caro. Nós oferecemos serviços de qualidade e custos mais acessíveis”, explica o empresário.
 
Serviço:
Informações para a imprensa:
Savannah Ações em Comunicação – empresa licitada do Sebrae/PR
Jaqueline Gluck (41) 3035 5669 ou (41) 9602 7541
Assessoria de Imprensa Regional Noroeste: Graziela Castilho
(44) 9904-3535 – [email protected]
Leandro Donatti –  Jornalista do Sebrae/PR –  (41) 3330-5895 ou (41) 9962-1754

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo
Comente este artigo

Populares

Topo