Salvador – A paixão por animais motivou a empresária Rita de Andrade Dias a criar o Chuchu Dog’s, pet shop situado no centro da cidade de Barreiras (BA). A loja já está 14 anos no mercado e oferece serviços como banho e tosa, hidratação, alisamento de pelo, vinhoterapia, aromaterapia e tintura. Para realizar todas essas atividades, Rita conta com a colaboração de sete funcionários.
Mesmo com um número cada vez maior de clientes, a empresa de Rita estava com dificuldades para fechar as contas do mês. Segundo ela, o custo fixo do negócio era de 50% do faturamento. Ao se inscrever no curso de Gestão financeira: do controle à decisão, algumas dificuldades foram identificadas, como diferenciar custos e despesas, administrar taxas dos cartões e formação de preço dos produtos da loja. O principal retorno obtido foi a redução para 40% do custo fixo da empresa. “O objetivo é chegarmos em breve aos 30%”, almeja Rita.
O curso integra o Programa Sebrae para Empresas Avançadas (Sebrae Mais) e é uma solução semipresencial que utiliza a internet como meio de interação entre o participante e o consultor durante o processo de capacitação. A partir do diagnóstico empresarial, cada participante tem um plano de capacitação feito sob medida.
Após três etapas do curso, Rita conseguiu superar alguns desafios. A primeira medida adotada foi a elaboração de um plano de contas e a implantação do controle de movimentação diário do caixa. Em seguida, atualizou controles de contas a pagar e a receber e passou a fazer levantamento da estrutura de custos da empresa. Foi elaborada também uma ficha técnica dos produtos e serviços comercializados e o registro correto das despesas com vendas em cartões.
Com essas mudanças, os resultados surgiram rapidamente. Hoje, há mais controle financeiro na empresa e acompanhamento diário de toda a movimentação de caixa. Rita também realiza o planejamento de fluxo de caixa para manutenção da capacidade de pagamento da empresa e a identificação das margens de lucro dos produtos e serviços.
Com turmas iniciadas em agosto deste ano, a unidade regional do Sebrae em Barreiras concluiu três turmas de Gestão Financeira, sendo uma em Luís Eduardo Magalhães e duas em Barreiras, reunindo 32 participantes. Para a consultora que ministrou o curso, Mayara Ledo, o resultado foi positivo. “Houve um crescimento médio de 74% no nível de gestão financeira das empresas participantes, o que demonstra o caráter prático da solução. Além disso, verifica-se o comprometimento dos empresários com os resultados dos negócios”, disse.
Suporte
De acordo com o coordenador da Regional do Sebrae em Barreiras, Emerson Cardoso, o curso deu um suporte direcionado ao desenvolvimento das empresas. “A solução subsidia o empresário com ferramentas de gestão e controles financeiros que irão nortear decisões e ajudar na implantação de estratégias mercadológicas”.
Para a empresária Rita, o curso veio em boa hora. “Eu não tinha condições de estar sempre em sala de aula. Cumprir com as atividades propostas pelo curso, usando dados da empresa, foi esclarecedor e educativo. Foi possível identificar, de forma detalhada, onde melhorar. Para 2013, desejo que minha empresa mantenha a qualidade e obtenha efetivamente lucro”.
Serviço:
Agência Sebrae de Notícias Bahia
(71) 3444-6808/3320-4558 / 9222-1612 /9174-9142
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.ba.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebraebahia
www.facebook.com/sebraebahia
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias