X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Solução do Sebrae ajuda empresária a reduzir custos


Salvador – A paixão por animais motivou a empresária Rita de Andrade Dias a criar o Chuchu Dog’s, pet shop situado no centro da cidade de Barreiras (BA). A loja já está 14 anos no mercado e oferece serviços como banho e tosa, hidratação, alisamento de pelo, vinhoterapia, aromaterapia e tintura. Para realizar todas essas atividades, Rita conta com a colaboração de sete funcionários.

Mesmo com um número cada vez maior de clientes, a empresa de Rita estava com dificuldades para fechar as contas do mês. Segundo ela, o custo fixo do negócio era de 50% do faturamento. Ao se inscrever no curso de Gestão financeira: do controle à decisão, algumas dificuldades foram identificadas, como diferenciar custos e despesas, administrar taxas dos cartões e formação de preço dos produtos da loja. O principal retorno obtido foi a redução para 40% do custo fixo da empresa. “O objetivo é chegarmos em breve aos 30%”, almeja Rita.

O curso integra o Programa Sebrae para Empresas Avançadas (Sebrae Mais) e é uma solução semipresencial que utiliza a internet como meio de interação entre o participante e o consultor durante o processo de capacitação. A partir do diagnóstico empresarial, cada participante tem um plano de capacitação feito sob medida.

Após três etapas do curso, Rita conseguiu superar alguns desafios. A primeira medida adotada foi a elaboração de um plano de contas e a implantação do controle de movimentação diário do caixa. Em seguida, atualizou controles de contas a pagar e a receber e passou a fazer levantamento da estrutura de custos da empresa. Foi elaborada também uma ficha técnica dos produtos e serviços comercializados e o registro correto das despesas com vendas em cartões.

Com essas mudanças, os resultados surgiram rapidamente. Hoje, há mais controle financeiro na empresa e acompanhamento diário de toda a movimentação de caixa. Rita também realiza o planejamento de fluxo de caixa para manutenção da capacidade de pagamento da empresa e a identificação das margens de lucro dos produtos e serviços.

Com turmas iniciadas em agosto deste ano, a unidade regional do Sebrae em Barreiras concluiu três turmas de Gestão Financeira, sendo uma em Luís Eduardo Magalhães e duas em Barreiras, reunindo 32 participantes. Para a consultora que ministrou o curso, Mayara Ledo, o resultado foi positivo. “Houve um crescimento médio de 74% no nível de gestão financeira das empresas participantes, o que demonstra o caráter prático da solução. Além disso, verifica-se o comprometimento dos empresários com os resultados dos negócios”, disse.

Suporte

De acordo com o coordenador da Regional do Sebrae em Barreiras, Emerson Cardoso, o curso deu um suporte direcionado ao desenvolvimento das empresas. “A solução subsidia o empresário com ferramentas de gestão e controles financeiros que irão nortear decisões e ajudar na implantação de estratégias mercadológicas”.

Para a empresária Rita, o curso veio em boa hora. “Eu não tinha condições de estar sempre em sala de aula. Cumprir com as atividades propostas pelo curso, usando dados da empresa, foi esclarecedor e educativo. Foi possível identificar, de forma detalhada, onde melhorar. Para 2013, desejo que minha empresa mantenha a qualidade e obtenha efetivamente lucro”.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias Bahia
(71) 3444-6808/3320-4558 / 9222-1612 /9174-9142
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.ba.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebraebahia
www.facebook.com/sebraebahia

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot