X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Sonhos são caminhos para fugir do endividamento


Goiânia – Com dicas simples e de fácil compreensão, o educador e terapeuta financeiro Reinaldo Domingos apontou os caminhos para que empreendedores mudem a realidade financeira de seus negócios. Durante palestra promovida pelo Sebrae em Goiás, nesta quarta-feira (26), na capital do estado, o especialista advertiu que o brasileiro atingiu índices recordes de endividamento.

“Atualmente, cerca de 60 milhões de brasileiros encontram-se no estado de endividamento, o que não prejudica apenas as famílias, mas também as empresas. Quando falta dinheiro em casa, o empresário se socorre na empresa, o que pode levá-lo a arruinar o lar e o negócio”, explicou Reinaldo, que ministrou a palestra Organizando as finanças de sua empresa – Como administrar melhor o dinheiro do seu negócio.

Para administrar melhor as finanças da empresa e da família, o especialista distribuiu cartilhas para o apontamento das despesas. Ele ensinou a usá-las e pediu que todos passassem a utilizar no dia a dia a metodologia do DSOP (Diagnosticar, Sonhar, Orçar e Poupar), que ele mesmo criou e já publicou em livros.

“Você precisa fazer um raio-x da empresa, estabelecer metas para o curto, médio e longo prazo, fazer o orçamento e criar uma poupança para os momentos de dificuldades. Essas quatro metas servem também para as finanças pessoais “, explicou Reinaldo.

Durante pouco mais de uma hora de palestra, o especialista bateu na tecla de que toda pessoa precisa estabelecer sonhos. Segundo ele, sem projetos de vida palpáveis, é quase impossível alcançar a tão sonhada independência financeira.

“Trace planos. Estabeleça que, dentro de um ano, você quer fazer uma viagem. Para isso, vai poupar todo mês certa quantia. Em dez anos, quer uma casa própria. Em 30 anos, uma aposentadoria tranquila. Se você fizer poupança para seus sonhos, não precisará de empréstimo e não cairá nas armadilhas dos juros”, finalizou.

Participação

Integrante do projeto Ciclo de Seminários, do Sebrae em Goiás, a palestra de Reinaldo Domingos foi realizada em parceria com a Associação Goiana da Micro e Pequena Empresa (AGPE). Desde o final do ano passado, mais de 20 mil pessoas já participaram das capacitações. “Nossa missão é levar conhecimento aos empreendedores”, destacou o diretor-técnico da instituição, Wanderson Portugal.

Marcelo de Oliveira Moura, presidente da AGPE, comentou sobre o papel transformador do Sebrae junto aos micro e pequenos negócios. “Os cursos mudam as pessoas para melhor. Eu mesmo já utilizei as ferramentas Sebrae e dei um upgrade na minha empresa.”

As duas próximas palestras do Ciclo de Seminários já estão agendadas. Dia 31 de outubro, será a vez de Walter Longo, consultor em inovação; no dia 20 de novembro, Ricardo Voltolini, consultor em sustentabilidade empresarial.

Serviço:
Palestra Organizando as finanças de sua empresa, por Reinaldo Domingos
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800
Agência Sebrae de Notícias (ASN Goiás): (62) 3250-2268
Oficina de Comunicação – (62) 3225-4899
Warlem Sabino – (62) 9646-9037

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot