Teresina – Teresina promove até esta sexta-feira (1º) a Semana de Alimentos Orgânicos, cujo objetivo é divulgar os benefícios desse tipo de alimento, cultivado sem o uso de agrotóxicos, além de práticas agrícolas que atendam aos princípios agroecológicos, relacionados à preservação e conservação da natureza e à convivência com a seca. A programação do evento inclui diversas capacitações para produtores agrícolas.
Como parte da programação do evento, foi realizada nessa segunda-feira (27), no auditório do Sebrae no Piauí,a palestra Riscos à Saúde dos Aplicadores de Agrotóxicos, ministrada pelo médico e auditor do trabalho, Francisco Luis Lima. Ele destacou os principais elementos da Lei 7802/89, que trata do uso de produtos agrotóxicos. “O uso prolongado de agrotóxicos pode ocasionar doenças, como câncer e mal de Parkinson, e até mesmo alterações genéticas”, alertou o palestrante.
O superintendente de Desenvolvimento Rural de Teresina, Francisco Alberto Gomes de Almeida, também marcou presença no evento, quando lançou o Manual do Horticultor – Recomendações para o Cultivo Orgânico de Hortaliças, que será distribuído entre os produtores que atuam nas Hortas Comunitárias de Teresina.
O documento reúne informações sobre hortas comunitárias, levando em consideração plantio, formação de mudas, irrigação, adubação, rotação de culturas, manejo do mato, controle de pragas e doenças. A agricultura orgânica é caracterizada pelo processo diferenciado de produção, sem a utilização de agrotóxicos, nem fertilizantes químicos. O sistema tem como base o desenvolvimento sustentável associado à preservação dos recursos naturais, à saúde do consumidor e à valorização do trabalhador rural.
Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias