X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Trabalhadores têm acesso a crédito no semi-árido da Bahia


Salvador – Artesão da madeira, os primeiros talhos de Anderson da Cunha, de 33 anos, foram dados ainda criança, em Serrinha, no semi-árido da Bahia. Carpinteiro de mão cheia, sempre quis formalizar seu negócio. Ele virou empreendedor individual (EI) depois de procurar a Associação das Cooperativas de Apoio à Economia Familiar (Ascoob). Fundada em 1991, a cooperativa decidiu, no ano passsado, criar uma linha de crédito específica para o EI.

Com mais de R$ 8 milhões em operações de crédito e seis mil associados, a Ascoob assegura a aplicação dos recursos junto à população de baixa renda, oferecendo assistência técnica, educação cooperativista e orientação para a gestão e expansão das microfinanças. As taxas de juros são baixas e menos de 1% dos trabalhadores são inadimplentes.

“Por ser um bom pagador e honrar meus compromissos, substituí uma carpintaria no quintal de casa por outra no centro da cidade. Hoje, aproveito os produtos, como o cheque, para aquisição de maquinário e equipamentos de proteção individual. Formalizei meu negócio e percebi uma melhora de 80%”, revela o carpinteiro Anderson Cunha.

O registro de mais de 400 associados formais e informais motivou a criação da Lei Municipal do Empreendedor Individual, que vai incentivar ainda mais o microcrédito na região. Em 2010, o apoio do Sebrae e os resultados obtidos pela cooperativa garantiram a participação da entidade no II Fórum de Inclusão Financeira do Banco Central.

Para a analista de Acesso ao Crédito do Sebrae, Adriana Pereira, a linha de crédito representa a inclusão financeira do cliente. “A cooperativa oferece serviços e produtos, como cheque, poupança, cartão e desenvolve um trabalho de orientação aos cooperados da área rural. Existe uma preocupação com a capacitação dos futuros empreendedores”, concluiu.

“Além do apoio à gestão da cooperativa, contamos com a divulgação dos nossos serviços pelo Sebrae e percebemos o aumento no interesse de muitos associados na formalização”, explicou o orientador educacional da Ascoob, Edney Souza.

Números de 2007 do Banco Central mostram que no Brasil apenas 1,4% dos depósitos e 2,3% das operações de crédito no mercado financeiro estão em cooperativas de crédito. Já a média alcançada pelas cooperativas filiadas à Ascoob é de 9% nos depósitos e 14% nas operações de crédito.

Serviço
Sebrae na Bahia – (71) 3320.4558
www.ba.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot