Você não sabe o que fazer quando chega a hora de transformar aqueles objetivos distantes e obscuros em ações concretas? Lembre-se: nem sempre as metas podem ser colocadas em prática. Fique atento a essas dicas.
Coloque seus objetivos em termos concretos.
Em vez de ter apenas uma ideia vaga do que quer, procure colocá-la de forma concreta. Por exemplo, objetivos comuns são “ser feliz” ou “ter mais dinheiro”, mas isso, na verdade, não diz nada. Você precisa se perguntar o que “ser feliz” realmente significa ou quanto dinheiro é necessário para que você se sinta satisfeito. Sua resposta deve ser clara, concreta e atingível.
Divida os objetivos em etapas de três ou seis meses ou um ano.
Observe um dos seus maiores objetivos e verifique como você pode dividi-lo em etapas menores durante o ano. Vamos usar o exemplo da felicidade novamente. Supondo que você definiu “felicidade” como “viajar”, metas a longo prazo incluiriam viajar para outros países ou mesmo dentro do seu próprio. Uma meta para seis meses pode ser algo como “visitar os parques nacionais do meu estado”, já para três meses pode ser “visitar dez novos bairros da minha cidade”.
Divida em blocos ainda menores, com atividades diárias
Alguns objetivos são mais ambíguos do que outros. Se você tem uma meta que mais se assemelha a um projeto, pode adicioná-la à sua “to-do list” diária. Por exemplo, se você quer escrever um livro, basta colocar “Escrever 10 páginas por dia” e você terá o prazer de riscar a atividade todo dia.
Não importa quais são seus objetivos, tudo fica mais fácil se você os divide e cria hábitos a partir dessa divisão.
Adaptado do Lifehacker.