Brasília – Trabalhar de forma sustentável é um dos assuntos mais discutidos no mundo atualmente. Além do discurso, processos de produção consciente já estão incorporados às atividades de micro e pequenas empresas (MPE). É o que mostra a reportagem Sustentabilidade, produzida pela TV TEM, afiliada da Rede Globo em Sorocaba (SP). Ela é a grande vencedora da quarta edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo.
O trabalho tem autoria de Thiago Ariosi, Cristina Vieira, Laura Vieira e Sérgio Camargo e como cinegrafistas Geraldo Oliveira, Marcos Pinguim e Ebert Leme. A reportagem mostra casos de empresários que apostam em iniciativas mais adequadas do ponto de vista ambiental para lucrar.
A reportagem abre com a produção sustentável no mundo da moda, com o caso de sucesso da YD Confecções. Essa marca de Conchas (SP) produziu mais de 60 mil roupas orgânicas para uma coleção. No vídeo, o gerente Daimar Cigerza explica que o produto envolve atitudes conscientes desde o agricultor, na descontaminação da terra, passando pela utilização de corantes naturais, até a finalização das peças.
Sustentável e acessível
O segundo caso apresentado é o do hotel Campo dos Sonhos, na Serra da Mantiqueira. O dono do empreendimento, José Fernandes Franco, desmistifica a crença que sustentabilidade traz custos ao invés de ganhos. “Quando se muda da lâmpada incandescente para a fluorescente, obtém-se uma economia de mais de 50% na energia”, estima.
A sustentabilidade no hotel não para por aí. As madeiras usadas na construção vêm de reflorestamento. Na lavanderia, só entra produto biodegradável. Utiliza-se ainda a luz do sol para aquecer a água e secar as roupas. Fora isso, as habitações foram projetadas para acessibilidade de portadores de necessidades especiais, com um pequeno cercado para cães-guia, numeração dos chalés em Braille, banheiro adaptado e telefones especiais para surdos e mudos.
Pensar no mundo
Como terceiro exemplo de uso da sustentabilidade nas MPE aparece um supermercado “verde” no município paulista de Indaiatuba. Junto com depoimentos de clientes da loja, revelam-se aspectos que conferem caráter alternativo ao estabelecimento. Entre eles, a possibilidade de o cliente já descartar embalagens antes mesmo de deixar o local, carrinhos de compras feitos de garrafas PET recicladas, prateleiras construídas com madeiras certificadas, telhas transparentes para aproveitar melhor a luz natural e a oferta de mais de 700 produtos orgânicos.
O trabalho ainda mostra como se plantam alimentos orgânicos e termina com o caso de Maurício, empreendedor de Ibiúna (SP) que criou um negócio a partir da experiência pessoal. Tendo que construir os móveis de casa com sobras de construção, ele especializou-se na arte da marchetaria, que utiliza pedaços de madeira na decoração de objetos. Lucas, filho de Maurício, resume os ensinamentos transmitidos pelo pai: “Todo mundo tinha que ter a consciência de não pensar em si mesmo e sim no mundo”.
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