X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

TV TEM é a grande vencedora nacional


 Brasília – Trabalhar de forma sustentável é um dos assuntos mais discutidos no mundo atualmente. Além do discurso, processos de produção consciente já estão incorporados às atividades de micro e pequenas empresas (MPE). É o que mostra a reportagem Sustentabilidade, produzida pela TV TEM, afiliada da Rede Globo em Sorocaba (SP). Ela é a grande vencedora da quarta edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo.

O trabalho tem autoria de Thiago Ariosi, Cristina Vieira, Laura Vieira e Sérgio Camargo e como cinegrafistas Geraldo Oliveira, Marcos Pinguim e Ebert Leme. A reportagem mostra casos de empresários que apostam em iniciativas mais adequadas do ponto de vista ambiental para lucrar.

A reportagem abre com a produção sustentável no mundo da moda, com o caso de sucesso da YD Confecções. Essa marca de Conchas (SP) produziu mais de 60 mil roupas orgânicas para uma coleção. No vídeo, o gerente Daimar Cigerza explica que o produto envolve atitudes conscientes desde o agricultor, na descontaminação da terra, passando pela utilização de corantes naturais, até a finalização das peças.

Sustentável e acessível

O segundo caso apresentado é o do hotel Campo dos Sonhos, na Serra da Mantiqueira. O dono do empreendimento, José Fernandes Franco, desmistifica a crença que sustentabilidade traz custos ao invés de ganhos. “Quando se muda da lâmpada incandescente para a fluorescente, obtém-se uma economia de mais de 50% na energia”, estima.

A sustentabilidade no hotel não para por aí. As madeiras usadas na construção vêm de reflorestamento. Na lavanderia, só entra produto biodegradável. Utiliza-se ainda a luz do sol para aquecer a água e secar as roupas. Fora isso, as habitações foram projetadas para acessibilidade de portadores de necessidades especiais, com um pequeno cercado para cães-guia, numeração dos chalés em Braille, banheiro adaptado e telefones especiais para surdos e mudos.

Pensar no mundo

Como terceiro exemplo de uso da sustentabilidade nas MPE aparece um supermercado “verde” no município paulista de Indaiatuba. Junto com depoimentos de clientes da loja, revelam-se aspectos que conferem caráter alternativo ao estabelecimento. Entre eles, a possibilidade de o cliente já descartar embalagens antes mesmo de deixar o local, carrinhos de compras feitos de garrafas PET recicladas, prateleiras construídas com madeiras certificadas, telhas transparentes para aproveitar melhor a luz natural e a oferta de mais de 700 produtos orgânicos.

O trabalho ainda mostra como se plantam alimentos orgânicos e termina com o caso de Maurício, empreendedor de Ibiúna (SP) que criou um negócio a partir da experiência pessoal. Tendo que construir os móveis de casa com sobras de construção, ele especializou-se na arte da marchetaria, que utiliza pedaços de madeira na decoração de objetos. Lucas, filho de Maurício, resume os ensinamentos transmitidos pelo pai: “Todo mundo tinha que ter a consciência de não pensar em si mesmo e sim no mundo”.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9104/ 3243-7851
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot