O filme “A Origem da Inspiração”, comercial de 2 minutos que marca a comemoração dos 60 anos da Petrobras com o conceito “Essa história foi inspirada em você”, superou a marca de 3 milhões de views no YouTube em uma semana.
O que nem todo mundo sabe é que este filme faz parte de uma série de mais 4 episódios que usam narrativa de cinema para mostrar histórias de brasileiros inspiradores. Eles foram dirigidos pelos cineastas Juliana Rojas, Anna Azevedo, Álvaro Furloni e Aly Muritiba e estão sendo exibidos em mais de 500 salas de cinemas do Brasil, inclusive no Festival do Rio e na Mostra de São Paulo.
Os outros 4 episódios são mais autorais. Os diretores tinham como briefing apenas serem fiéis ao conceito da campanha, produzindo documentários com “gente que inspira gente”.
Um dos destaques é a história da juíza Antonia Marina Faleiros, que passou sua infância no interior de Minas Gerais, numa família de lavradores e trabalhadores braçais. Antônia só foi conhecer a luz elétrica quando se mudou para Belo Horizonte, aos 17 anos, ao buscar emprego e mais oportunidades de estudo. Após se mudar para BH, conseguiu uma vaga de empregada doméstica.
Durante meses, dormiu num ponto de ônibus, por não ter onde morar. Ao procurar um curso preparatório para concursos e se ver impossibilitada de pagar a cara mensalidade, percebeu que algumas apostilas do curso, impressas naquela época em mimeógrafo, eram descartadas no lixo. Foi com essas apostilas descartadas que Antonia estudou, fez o concurso e foi aprovada como oficial de justiça. Começava assim sua vida profissional junto ao poder judiciário.
Confira no vídeo no topo a história de Antônia, e abaixo dos outros personagens da série:
Panmela
Márcia
Crispim
————————————————————————————————————————————————————-
[Esse post é trazido a você por Petrobras. Texto de responsabilidade do anunciante.]
Posts relacionados:
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie