O marketing tem evoluído para o ambiente da internet por alguns anos já. Nos últimos anos, essa evolução tem se acelerado. A esta altura, o Inbound Marketing tem se mostrado válido ao cortar 62% dos custos por lead ou até mais para muitas empresas que o aplicam corretamente. Os profissionais de marketing que estão atentos estão fazendo sua transição para o marketing online. Entretanto, essa transição não é necessariamente fácil para um profissional experiente no marketing tradicional.
Abaixo, seguem 10 maneiras de um profissional de Marketing Tradicional fazer a transição para o Inbound Marketing com mais naturalidade:
- Leia, leia e leia um pouco mais – Você precisa consumir enormes quantidades de informação sobre marketing digital todo dia. A internet está constantemente mudando e portanto o marketing digital também. Dedique pelo menos meia hora de seu dia para ler conteúdo de blogs de qualidade focados em marketing digital e inbound marketing.
- Comente nos blogs – Ao comentar em blogs, você começa a participar da grande conversação global que está acontecendo na internet. Ajuda a iniciar a conversa de verdade para você e além disso, pode gerar tráfego para seu site.
- Escreva, escreva e escreva um pouco mais – Comece um blog pessoal e escreva sobre suas experiências, desafios e metas atuais. Poste questões sobre a internet e novidades que você aprendeu consumindo conteúdo de outros blogs.
- Seja Social – No mínimo, abra contas no Twitter, Facebook e LinkedIn. Ao distribuir conteúdo próprio, de outras pessoas e tendo uma conversação isso gera um engajamento recompensador e novos leitores para seu blog. Essa experiência ao longo do tempo vai se tornar valiosa.
- Siga os líderes emergentes da sua indústria e imite-os – Se eles são os líderes da sua indústria é bom seguí-los pois Inbound Marketing, eles estão sabendo fazer.
- Configure e explore seu Google Analytics – As métricas do marketing tradicional e as métricas da internet possuem similaridades bem como diferenças. É importante que essas diferenças e similaridades sejam suficientemente auditadas e entendidas. Ter o Google Analytics configurado em seu blog pode prover dados suficientes para que você aprenda o que importa hoje.
- Dê alguns passos em SEO – Fazer conteúdo otimizado em um blog não é um bicho de sete cabeças. Use seu blog para testar e experimentar pessoalmente como você pode otimizar um conteúdo para que ele ganhe tráfego e seja consumido na internet.
- Escreva um relatório, um guia ou manual – Conforme sua experiência aumenta, mais posts estão publicados, reúna seus pensamentos e trabalhe em um guia ou manual que seja útil para seu mercado. Ofereça este conteúdo através do preenchimento de um rápido formulário para captura de emails.
- Construa sua lista de emails – Ao publicar posts interessantes, guias por trás de formulários, sua lista de emails vai começar a crescer. Esta lista é um dos ativos mais importantes para seu marketing.
- Crie uma newsletter – Ter uma lista de emails grande é muito bom mas se você não tiver uso para eles para que isso serve? Use a lista para enviar seu conteúdo diretamente por email. O conteúdo pode ser único ou um sumário dos seus últimos posts. Você pode usar o Google Feedburner ou o Mailchimp para isso, pois eles possuem RSS Emails que enviam automaticamente o que você posta e com horário marcado.
Nem todos os profissionais de marketing tradicional vão se sentir confortáveis executando as tarefas acima. Há também a opção de criar algo pessoal como um blog para a família que reúna fotos, vídeos e posts sobre seus familiares e assim aprender de forma divertida como a internet funciona e como o conteúdo é consumido.
Ao invés de criar um relatório ou um manual você pode fazer um PDF com fotos dos membros da família. Uma vez que os emails estiverem coletados, você poderá entrar em contato com todos frequentemente através de um email RSS que enviará os posts automaticamente após serem criados. Essa atividade vai deixar muita gente feliz na sua família e vai iniciá-lo em lições de Inbound Marketing que você precisará para fazer sua transição do Marketing Tradicional para o Marketing na Internet ou Inbound Marketing.
Via RSS de YOW I Soluções para Inbound Marketing
Leia em YOW I Soluções para Inbound Marketing