X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Sebrae lança cartilha sobre aproveitamento de resíduos


Rio de Janeiro – O lixo descartado diariamente pode ser fonte de renda tanto por meio do processamento como da logística e armazenagem. Considerando a viabilidade econômica, social e ambiental desse material ainda pouco aproveitado, o Sebrae em Mato Grosso do Sul lançou nesta quarta-feira (13), na Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a cartilha Gestão de Resíduos Sólidos: uma oportunidade para o desenvolvimento municipal e para as micro e pequenas empresas.

O material traz dados sobre a geração do que hoje se denomina resíduos sólidos e detalha a legislação que prevê que até 2014 os lixões deverão ser eliminados da estrutura urbana no Brasil. A cartilha foi apresentada pela diretora de Operações do Sebrae em Mato Grosso do Sul, Maristela de Oliveira França, no AgroBrasil, espaço mantido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) na Rio+20. No primeiro dia de evento, o espaço foi ocupado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul que, juntamente com instituições parceiras, apresentou casos de sucesso do agronegócio do estado.

Além de incentivar gestores das três esferas – federal, estadual e municipal – na introdução de modelos de destinação e aproveitamento de lixo, a cartilha aponta as oportunidades de negócios que o emprego dos resíduos representa para o empreendedorismo, a partir do conceito de formação de cadeias. “Ações integradas entre iniciativa pública e privada são um caminho eficiente para o aproveitamento desse capital, gerando efeitos econômicos e sociais que compõem a sustentabilidade”, ressaltou a diretora durante a apresentação.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae em Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, destacou o desenvolvimento municipal e das micro e pequenas empresas (MPE) por meio de ações sustentáveis e apontou a necessidade da adoção dessas medidas como um conceito de valor. “O aproveitamento adequado dos descartes diários é a contribuição que está ao alcance de todos para que os ideais de preservação sejam concretizados”, enfatizou.

Durante o lançamento da cartilha, o especialista setorial sênior do Banco Interamericano de Desenvolvimento (FOMIN/BID), Ismael Gílio, ressaltou que “iniciativas como essa têm significativa importância para consolidar o termo sustentabilidade nos municípios, que são a menor e mais importante esfera da gestão administrativa”.

A cartilha estará disponível no site do Sebrae em Mato Grosso do Sul, Prolocal e MS Sem Fronteiras. A iniciativa tem o apoio do Bid e Governo do Estado (Seprotur).

Serviço:
Sebrae em Mato Grosso do Sul (67) 3389-5536
www.ms.agenciasebrae.com.br
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9104/3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot