Toda empresa que pretende adentrar as mídias sociais precisa, antes de mais nada, elaborar uma estratégia para atuar nesses canais, porém sem deixar de lado o blog empresarial, importante ferramenta na geração de valor agregado à sua marca.
Com um blog empresarial é possível destacar notícias do seu segmento e trabalhar um conteúdo corporativo com uma cara mais informal, com atualizações constantes e até mesmo menos burocráticas e sem esquecer os principais ativos de uma empresa: aumentar os lucros, fortalecer a marca perante os consumidores e conquistar mais e mais clientes.
Algumas empresas cometem o erro de deixar o blog sem atualizações ou defasado perante o mercado com postagens sem qualquer tipo de ligação com a companhia. É importante traçar objetivos claros e delinear uma forma de atuação com esse canal para não cair na tentação de crer que o blog é um espaço onde qualquer tipo de conteúdo pode ser publicado e, principalmente, que o leitor não é tão importante quanto o usuário que acessa a landing page da empresa. São erros simples que podemo comprometer todo um trabalho.
Abaixo separamos algumas dicas que podem auxiliá-lo na gestão e implementação dessa importante ferramenta para o cenário 2.0 pelo quais as empresas devem se adaptar. Confira:
1. Identidade visual e linha editorial são fundamentais em um blog corporativo
Um dos maiores erros de uma empresa em relação aos blogs corporativos é não criar um. Muitas empresas, inclusive agências de comunicação, não investem nesse canal apesar de oferecê-lo em seus portfólios de atuação. Porém o segundo maior erro é deixar a identidade visual do blog afastada da identidade visual da empresa e até mesmo do site da companhia. O blog corporativo não precisa e nem deve ser totalmente semelhante ao site corporativo, porém precisa trazer os mesmos traços para uma assimilação maior por parte dos usuários.
Outro ponto importante é criar um calendário editorial para não se perder nas atualizações. Seções como entrevistas, notícias, reportagens e informativos podem ser de grande ajuda para familiarizar o leitor na busca por informações e no interesse em por acompanhar um blog com atualizações periódicas e regulares quanto ao tema.
2. Não publique só notícias, produza conteúdo especializado
Se a sua empresa é do ramo de e-commerce por exemplo, evite apenas ficar publicando notícias sobre o setor. Há muitos sites e blogs especializados sobre o tema e dificilmente o seu blog corporativo irá conquistar uma fatia tão grande de público em um curto espaço de tempo. Produza conteúdo didático, tutoriais e até mesmo dê dicas para que o leitor economize dinheiro e tempo em suas compras. Isso faz com que o usuário vá até o blog da sua empresa atrás do conteúdo e, posteriormente, acabe querendo conhecer mais sobre a sua companhia.
3. Integre o blog com as demais redes sociais da empresa
Um blog corporativo deve ser atualizado regularmente e conter texto, vídeo, áudio e infográficos. Além disso, todo blog empresarial deve estar diretamente conectado com as demais redes sociais da empresa. Um alimenta o outro e um complementa o outro. Convide seu leitor a conhecer o seu canal no YouTube com entrevistas interessantes, sua página no Facebook com um conteúdo diferenciado, assim como o seu perfil no Twitter com informações e notícias sobre o segmento de atuação da sua empresa. Tráfego é apenas um dos pontos positivos que essa estruturação pode lhe oferecer.