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3 maneiras simples de medir seus resultados nas mídias sociais


Você precisa medir seus resultados nas mídias sociais de maneira simples? Aqui está o que você precisa saber

Você está procurando novas formas de medir suas atividades nas mídias sociais?

Você já parou para pensar se seus esforços nas mídias sociais valem a pena?

Mensurar nossas atividades nas mídias sociais é um dos maiores desafios de qualquer negócio.

Por isso, vamos mostrar a você agora 3 estratégias de mensuração simples que podem ajudar a incrementar a sua campanha de mídias sociais.

Por que medir?

Pergunte-se porque você está considerando incluir as mídias sociais em suas campanhas de marketing, em primeiro lugar. Como seus esforços impactam sua receita e fazem seu negócio crescer.

Antes de mais nada, você precisa determinar qual plataforma de mídia social está alinhada com seus objetivos.

Por exemplo, se você está tentando atingir um público feminino e sua empresa produz boas imagens e fotos, você pode escolher a Pinterest.

Se você é uma empresa B2B e quer convidar as pessoas para o seu próximo evento, você deve considerar LinkedIn.

#1. Quantifique sua escuta de mídias sociais

Ouvir é um dos usos mais negligenciados das mídias sociais, mas é provavelmente o mais importante. Se você não está ouvindo seus clientes, você está perdendo o ponto nas mídias sociais.

Mas como você mede a sua escuta e como isso pode impactar na sua receita?

No exemplo, vamos olhar para o uso do Twitter para responder a essa pergunta:

  • No campo de busca do Twitter digite o usuário da sua empresa.
  • Você pode selecionar se quer ver apenas os tweets top sobre o seu negócio, todos os tweets contendo o nome da sua empresa, ou apenas os tweets que contenham o nome da sua empresa a partir de seus seguidores.
  • Ao filtrar seus tweets veja quem está falando de você e quem você deveria seguir.
  • Monitore seus tweets diariamente e envolva-se com eles, respondendo perguntas, agregando valor a ajude-os sempre que possível.

No final do período de medição, priorize os problemas identificados e use essa inteligência para implementar as correções e melhorias dentro do seu negócio.

Você pode medir o impacto direto no seu negócio, olhando para a receita adicional ou redução de custos que essas menções podem oferecer.

Monitore o que as pessoas falam com/sobre você.

Monitore o que as pessoas falam com/sobre você.

#2. Crie um sistema de classificação para o engajamento

Essa é uma estratégia simples, mas eficaz para usar quando você está tentando gerar engajamento e buzz. É uma maneira inteligente de medir a resposta a seus esforços de mídias sociais.

Digamos que você esteja lançando um produto ou serviço e quer criar buzz sobre isso no Facebook.

Você posta uma atualização de sua página sobre o seu lançamento e tem um monte de curtidas.

No dia seguinte, você posta um tipo diferente de atualização. Você ganha algumas curtidas, mas é possível ver que as pessoas estão se envolvendo mais com a segunda atualização, compartilhando e comentando seu post.

As curtidas mostram apoio ao que você faz e os comentários um interesse mais profundo.

No começo de sua campanha, traduza o seu foco para uma meta numérica. Então use um sistema de pontos diferenciados para ponderar os diferentes tipos de envolvimento de acordo com o que é mais valioso para você.

Aqui está um exemplo de pontos diferenciados para o Facebook:

  • Curtidas: 1 ponto cada.
  • Comentários: 5 pontos cada.
  • Compartilhamentos: 10 pontos cada.

Durante a campanha, uma soma rápida de valores irá ajuda-lo a determinar se seus esforços estão levando você para o seu objetivo ou não.

Você pode criar sistemas de pontos semelhantes a esse para todas as mídias sociais. Por exemplo, no Twitter, dê 5 pontos para uma menção e 10 pontos para um retweet.

#3. Agregue valor para seus clientes e peça a venda

Essa estratégia é o conceito por trás da promoção do novo livro de Gary Vaynechuck e é baseado em fornecer um ótimo conteúdo que agrega valor para os clientes antes de pedir a venda.

Por exemplo, digamos que seu restaurante está lançando um novo menu saudável. Seu objetivo é chamar 300 clientes em seu restaurante para experimentar o novo menu no próximo final de semana.

Uma vez que o alimento é visualmente atraente, você pode desenvolver uma estratégia no Instagram.

Você posta a foto da sua comida, cria conteúdo em torno da importância da alimentação saudável e cria uma curadoria de informações na sua fanpage do Facebook sobre o seu mercado.

Agregue valor para seus clientes antes de pedir a venda.

Agregue valor para seus clientes antes de pedir a venda.

Ofereça esse conteúdo para construir a confiança das pessoas.

Em seguida, ofereça um cupom para o seu restaurante em sua fanpage. O número de pessoas que vão resgatar o cupom é um resultado que você pode quantificar.

Veja como medir os seus esforços ao usar essa estratégia:

  • Use o sistema de pontos da estratégia anterior para determinar se o seu conteúdo está se movendo para o seu objetivo.
  • Use cupons específicos para suas campanhas de mídias sociais, fazendo que o ROI seja fácil de acompanhar.
  • Crie páginas exclusivas para cada uma de suas campanhas, em que os clientes podem fazer o download ou comprar o que você está promovendo. Uma vez que a landing page é usada para uma campanha específica, isso vai permitir que você visualize claramente o sucesso da sua campanha.

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Este artigo foi adaptado do original, “3 Simple Ways to Measure Your Social Media Results”, do SocialMedia Examiner.

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