Em um artigo publicado no site da Inc., o jornalista Geoffrey James faz algumas ressalvas em relação ao Elevator Pitch, a conhecida técnica de apresentar uma ideia a um cliente ou investidor em poucos minutos. Na opinião de James, em vez da venda forçada de um modelo de negócio, o discurso deveria ser encarado como um caminho para tornar conversas informais em oportunidades reais.
Para ilustrar, ele dá o exemplo de Bob Carr, CEO da Heartland Payment Systems, uma das maiores processadoras de cartão de crédito dos Estados Unidos, que vendeu a sua ideia para um investidor que conheceu durante um casamento. Desse modo, na próxima vez que você que tiver que apresentar a sua empresa, o colunista lista alguns passos para fazer uma abordagem mais dinâmica.
1-Posicione sua empresa
Defina em apenas uma frase quem você é e o que faz por seus clientes. Utilize frases que quantifiquem os benefícios do seu produto e que possam ser aplicadas em ocasiões informais. Se a pessoa com quem você está conversando não demonstrar interesse, basta mudar de assunto.
2-Foque nos diferenciais
Depois de despertar o interesse, é hora de mostrar porque sua empresa é diferente das concorrentes. Apresente um ou dois fatos que ressaltem por que o seu produto é essencial.
3-Abra espaço para a conversa
Se o interlocutor parecer entretido, faça uma pergunta para verificar se ele está apenas curioso ou se é um cliente em potencial. Algo como: “chega de falar sobre mim. Como sua empresa lida com esse tipo de problema?”. O ideal é que a pergunta seja aberta e não possa ser respondida com um breve sim ou não.
4-Agende uma reunião
Se você sentir que a conversa tem potencial para se estender, é completamente razoável sugerir uma reunião para discutir melhor o assunto. Dessa maneira, é possível encerrar o assunto sobre trabalho e voltar a conversar sobre algo mais relacionado à ocasião ou evento.