Como escolher o melhor ar condicionado para o meu escritório?
Há cerca de 2 anos, além de ter que responder essa pergunta, passei por todo o processo de compra desse equipamento, o que gerou algumas dores de cabeça e aprendizados.
Como qualquer pequena empresa, o orçamento era limitado, mas ao mesmo tempo sabíamos que não adiantava economizar na compra e depois torrar dinheiro em manutenção e energia elétrica – ou pior, voltarmos a passar aquele calor “agradável”. Essa dificuldade com as compras de diversos equipamentos faz parte do cotidiano de qualquer empresário.
Isso acontece porque escolher um produto é difícil: existem muitas opções, variações e pouca personalização para cada tipo de empresa. É fácil gastar muito tempo para fazer uma nova compra.
Apesar desses equipamentos não serem a parte principal do produto ou serviço da sua empresa, eles influenciam diretamente na sua eficiência e de seus funcionários.
Por exemplo, um computador com defeito pode causar despesas com conserto, tempo de um funcionário e, consequentemente, trazer várias dores de cabeça e mais perdas se esse atraso alcançar um cliente ou impedir uma venda.
Para te ajudar nas próximas compras de equipamentos, levantamos aqui 5 critérios bem práticos a serem levados em conta.
1 – Defina exatamente o problema que você quer resolver
Comprar um ar condicionado para um comércio de shopping que tem entrada e saída de pessoas durante 12 horas todo dia é bem diferente de comprar um para um escritório de 40 m² com 8 pessoas que funciona das 9 às 18 h. Pode ter certeza que a estrutura desses tipos de empresas será bem diferente.
Especificar exatamente qual o objetivo do equipamento vai te ajudar a levantar orçamentos e também auxiliará os potenciais fornecedores a te mostrarem apenas as opções que fazem sentido nesse contexto.
2 – Levante as opções válidas de marcas e modelos
Sabendo qual a finalidade do equipamento, você pode fazer uma pesquisa sobre as opções existentes no mercado. Para levantar essas informações, pesquise na internet, pergunte para outros empresários ou visite diretamente as lojas.
Esse conhecimento básico ajudará muito na hora de comparar as características mais importantes para o seu caso.
3 – Analise primeiro a Linha Empresarial
Alguns produtos como: móveis, computadores e outros eletrônicos possuem uma linha de uso pessoal e outra de uso empresarial. Antes de economizar alguns reais na linha pessoal, pesquise as verdadeiras diferenças e a dor de cabeça que os serviços agregados da linha empresarial podem te economizar.
Normalmente produtos segmentados para empresas dão foco em atributos que fazem muita diferença para empresários: garantia, manutenção, eficiência e robustez.
4 – Os 4 apoios: garantia, durabilidade, manutenção e assistência
Essa parte da análise se baseia na resposta de 3 perguntas:
- Por quanto tempo e com que intensidade o equipamento será utilizado?
- Por quanto tempo e em quais condições sua empresa pode funcionar sem esse equipamento?
- Você precisará de auxílios de alguém especializado para aproveitar todos os recursos desse produto?
A partir dessas respostas, analise a durabilidade de cada marca e os custos de manutenção. É normal nesse estágio ver que um produto um pouco mais caro no momento da compra pode, por outro lado, gerar economias na hora da manutenção.
Da mesma forma, vale a pena analisar a compra de uma garantia estendida (além do tempo mínimo) e da assistência oferecida para que você realmente não tenha dores de cabeça na hora de instalar ou começar a utilizar o novo equipamento.
Por fim, mas provavelmente o mais relevante, veja como cada marca cuida da manutenção e conserto do equipamento. Descubra desde a velocidade e qualidade de atendimento, até o prazo para conserto ou substituição de peças – esses aspectos vão ditar a quantidade de tempo que você ficará sem o equipamento em caso de defeito ou durante a manutenção.
5 – Veja como outra pessoa resolveu um problema parecido com o seu
Agora que você entendeu bem mais a fundo as possibilidades em torno do seu uso do equipamento e das possibilidades perante as diferentes marcas, converse novamente com outros empresários que tiveram que fazer essa escolha antes.
Assim você poderá checar se as informações levantadas realmente correspondem à realidade e então tomar sua decisão final.
Como uma dica bônus: faça uma cotação de seguro contra roubo. Dependendo do valor e da vida útil do equipamento, com certeza pode valer a pena.
Nessa área, recomendamos muito os serviços da Porto Seguro Empresas, especificamente o seguro para escritórios, que é o nosso tipo de empresa.
Além de proteções contra incêndio, explosões ou fumaça, eles cobrem danos a equipamentos eletrônicos com e sem subtração e possuem serviços de reparos em ar condicionado, bebedouro, frigobar, centrais telefônicas entre outras assistências emergenciais como chaveiro e reparos hidráulicos.
Se depois de passar tanto perrengue para comprar um bom equipamento, você quer deixa-lo protegido contra imprevistos, veja mais aqui.
Abraços,
Luiz Piovesana (curtindo o ar gelado do escritório da Empreendemia)
Obs.: Esse artigo foi patrocinado pela Porto Seguro. Isso significa que os recomendamos como referência, mas não há influência em nossa linha editorial nem nossa opinião.
Confira como trabalhamos com artigos patrocinados no post Conteúdo útil para empreendedores em primeiro lugar.
Você também vai gostar de ler:
3 perguntas rápidas para avaliar as finanças da sua empresa
5 aspectos para refletir e planejar para o ano novo
Os 4 principais cuidados com o espaço físico da sua empresa
Que indicadores você usaria para avaliar o vendedor de sua loja?