Você está desenvolvendo um novo projeto de website? Veja o que você precisa saber para criar um projeto amigável a dispositivos mobile
Você sabia que 48% dos usuários de smartphone e tablets têm problemas com relação à otimização web em seu dispositivo mobile?
Mais de 1 milhão de usuários que realizam suas atividades online por meio de dispositivos mobile e problemas de carregamento ou demoras em seu website podem significar o abandono de sua página.
Aqui estão algumas maneiras de otimizar a versão mobile de seu website para ficar mais rápido nos dispositivos mobile.
#1. Simplifique
A melhor maneira de criar uma experiência simples, mas gratificante ao usuário é reduzir as dependências da sua versão mobile.
Otimizar a velocidade de seu website significa se livrar do que não é necessário em sua página. Você tem menos de 3 segundos para ganhar a atenção dos usuários e, demoram cerca de 10 segundos para carregar um megabyte de dados.
- Certifique-se de ter definido resoluções padrão de imagens para reduzir o tempo de download, salve o poder de processamento e memória.
- Mantenha o projeto mobile simples e torne mais fácil o engajamento dos usuários.
- Use JavaScript e CSS nas maneiras mais eficientes.
#2. Divida o conteúdo em várias páginas
Permita que o usuário navegue através do seu site de forma sistemática. Mantenha o seu conteúdo central da página principal e vincule páginas secundárias para ele.
Isso reduz a carga de HTML e evita outras demoras. Tente evitar imagens na página principal e forneça guias separadas para exibição de imagens e recursos gráficos.
Certifique-se ainda de manter o mínimo de redirecionamentos para páginas diferentes, através de seu website.
#3. Projeto amigável ao toque
De acordo com o iPhone Human Interface Guidelines da Apple, o tamanho mínimo do alvo (botão) deve ser de 44 x 44 pixels. Já o Windows Phone UI design da Microsoft recomenda um mínimo de 26 x 26 pixels, enquanto as diretrizes de desenvolvimento da Nokia sugere 28 x 28 pixels.
O tamanho médio do dedo indicador de um adulto varia entre 45 e 57 pixels. As pesquisas ainda afirmam que, quanto maior o espaço ao toque, maior a conveniência.
Alvos de toque menores, levam a problemas maiores, pois os usuários precisam reorientar a ponta do dedo para acertar o alvo com precisão e, por vezes, atingir o alvo errado levando-os para a página errada.
Você precisa definir o espaçamento alvo de acordo com a disponibilidade de espaço do dispositivo projetado.
#4. Navegação
Em um dispositivo móvel você precisa prever mudanças de comportamento e ajustar o usuário para a versão mobile de seu website.
Você precisa alterar o design visual de seu menu, tornando-o adequado ao layout do celular.
Projete a navegação de uma maneira que ela se adapte ao conforto do usuário e torna mais fácil clicar em botões e links. Dependendo do dispositivo, ajuste a navegação na parte inferior ou superior, ou coloque-o onde ele se ajusta melhor com o teclado junto com o espaço exibido do texto.
#5. Formulários
Uma série de soluções modernas estão disponíveis para o preenchimento de formulários através de dispositivos mobile.
Sliders, botões, widgets são alguns recursos que podem ser usados para fazer os usuários preencherem seus dados facilmente.
Se possível evite os formulários em seus aplicativos móveis e se você realmente precisa, considere o uso de caixas de seleção, botões, listas suspensas, e recursos que tornem mais fácil a interação do usuário.
O projeto mobile é completamente diferente do projeto de website comum
Para atingir a satisfação do usuário mobile, certifique-se de otimizar o seu desempenho, simplificar o conteúdo e diminuir o tempo de carregamento.
Divida o conteúdo de várias página, criando uma navegação amigável para quem acessa de smartphones.
Use as técnicas mencionadas acima e você será capaz de ter um website para dispositivos mobile além das expectativas dos usuários.
___
Este artigo foi adaptado do original, “5 Ways To Optimize Your Mobile Website Performance” do Cygnis media.
Via RSS de YOW I Soluções para Inbound Marketing
Leia em YOW I Soluções para Inbound Marketing