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6 dicas para acelerar o crescimento da sua empresa


O artigo de hoje foi escrito por Kleiton Fontes, da Templum, uma consultoria online para pequenas empresas

Ainda estou para conhecer um empresário que não pense grande.

Geralmente quem inicia um empreendimento é apaixonado pelo negócio e sonha em sair em revistas como a Exame, a Exame PME, a PEGN ou a Época Negócios e mira logo visionários como um Steve Jobs ou um Mark Zuckerberg.

Sedentos por biografias e histórias de sucesso, facilmente nos deparamos com cases com discursos muito parecidos. Desde os vaidosos (“Eu tinha consciência que atingiria facilmente meus objetivos” ou “Eu sempre soube que estava no caminho certo”) ou os heróicos (“Iniciei meu negócio com apenas R$ 50” ou “Comecei a minha empresa devendo R$ 100 mil na praça”), ambos têm características diferentes de nós, meros mortais.

Mas é de se reconhecer: ser empresário no Brasil é uma tarefa para heróis!

Antes de iniciar o negócio, a mira é o Jobs e o Zuckerberg, mas a realidade vem e se consolida. Na maioria das vezes, ela é muito diferente das expectativas iniciais.

Primeiro vem à responsabilidade multifuncional (além de gestor, o empreendedor também é o comprador, o vendedor, o entregador, o negociador etc.), depois vem o cansaço das 15 horas de trabalho ininterruptas. As pendências da rotina consomem horas, dias, semanas e meses.

De todas as funções, a que se dá menos atenção, em geral, é a de gestor, principalmente a de gestor estratégico. Em um pequeno cochilo, a sua empresa de hortifruti mudou de rumo e passou a ser uma assistência técnica de ar condicionado.

Perder o foco é como iniciar um livro com uma proposta romântica e ao terminá-lo perceber que virou um drama.

Você quer retomar o papel de gestor? Quer ampliar o rendimento do seu negócio?

Veja abaixo quais são as práticas de um gestor estratégico.

Dicas de empreendedorismo

6 dicas para acelerar seu crescimento

1. Fique atento às oportunidades
Toda empresa possui certa versatilidade, seja na indústria, no comércio ou nos serviços. Descubra nichos e segmentos pouco explorados no seu mercado, faça pequenos ajustes e usufrua de vendas com maior valor agregado.

Vá além: já leu o livro “A Estratégia do Oceano Azul”? É um livro obrigatório que explica como criar e tornar sua concorrência irrelevante a partir da criação de mercados tipo Oceano Azul, ou seja, inexplorados e com grande valor.

2. Localize seus concorrentes
Geralmente conhecemos nossos concorrentes de forma intuitiva.

Liste um a um e relacione o perfil empreendedor e força empresarial que cada um deles possui. Entenda qual o nível de interferência de cada um deles nas suas vendas. Não é preciso ser paranóico com o que a concorrência faz, mas conhecê-la pode te ajudar.

Vá além: aproveite para fazer uma análise de mercado. A análise serve para você chegar a duas conclusões: o que seus clientes querem e o que seus concorrentes oferecem.

3. Gerencie com inteligência
Entenda as etapas de crescimento que a sua empresa precisará passar para alcançar os objetivos. Registre todas as etapas estratégicas e entenda quais prepararão o caminho que a sua empresa trilhará amanhã.

Vá além: identifique os serviços essenciais que sua empresa vai precisar contratar para a jornada. Não queira fazer tudo sozinho.

4. Tenha um foco claro
Entenda e venda o seu diferencial. Concentre sua energia em um foco lucrativo. Evite dispersões ao oferecer serviços ou produtos que não vendem ou desviam o foco da sua atenção.

5. Integre a sua equipe
Delegue e monitore todas as ações e objetivos dos seus colaboradores. Trabalhar com meta é fundamental para o sucesso.

Vá além: estabeleça com clareza escopo de atividades, responsabilidades, seja meritocrático, trate sua equipe com respeito, seja você mesmo.

Veja mais aqui.

6. Antecipe tendências
Estude as tendências que têm grande chance de se consolidar em um futuro próximo. Prepare a estrutura do seu negócio visando chegar primeiro.

Conclusão: Uma empresa inovadora é a empresa gerida com sabedoria e não com força
Desenvolver o planejamento estratégico de sua empresa é uma oportunidade de pensar o seu negócio e descobrir oportunidades valiosas no mercado.

Uma empresa deve saber e ter respostas para questões como “Qual o formato do meu negócio e o mercado que atuo?”, “Qual a missão da minha organização”, “Qual a visão da minha empresa?” e “Onde quero chegar?”

O planejamento estratégico é a ferramenta que auxilia os empresários e suas respectivas lideranças a responder a essas perguntas. Além de definir os objetivos da empresa, metas, desafios da corporação e a estratégia mais viável e adequada ao momento, a empresa deve adotá-lo visando alcançar aumento no lucro e nos demais resultados almejados, em curto, médio e longo prazos.

Abraços,
Kleiton Fontes

Sobre o autor: Kleiton Fontes é publicitário pela IELUSC – Joinville (SC), possui experiência de mais de 10 anos nas áreas de marketing e planejamento estratégico adquirida em empresas como Rhodia e ArcelorMittal. Atua pelo SEBRAE (em parceria com o CNPq) como Agente Local de Inovação, na região de Campinas (SP) e como desenvolvedor do produto Planejamento Estratégico da Templum Consultoria Online.

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