A equipe de Visual Insights do Twitter publicou recentemente um set de lindas imagens que retratam os padrões de cidades icônicas como São Paulo, Nova York, Moscou e Istambul, usando apenas as localizações de tweets.
“Harmonia não é uniformidade, é sempre uma ação recíproca de vários motivos diferentes, cada um mantendo sua identidade separada e sustentando a melodia resultante dessa identidade.” – Bauman em Modernidade Líquida
As imagens incorporam cada tweet marcado por geotaggs, desde 2009 – chegando na casa dos bilhões.
Cada ponto representa o post, enquanto a intensidade da cor das imagens traduz a quantidade total de tweets naquela área.
O mais interessante destas imagens é que, apesar de serem criadas e visualizadas totalmente fora do contexto de geografia que conhecemos – sem dados reais e escalas – as informações contidas nos tweets acabam por formar mapas muito próximos daquilo que conhecemos.
Esse projeto acaba por confirmar como as tecnologias ubíquas e geolocais estão nos fazendo reaprender a pensar o espaço.
Aqui, o Twitter funciona como uma captação do movimento através de tags e 140 caracteres, representando espaços e lugares de passagens efêmeras e fugazes. O resultado: o retrato da existência móvel dos habitantes destas cidades, em padrões que nos lembram a mesma harmonia e identidade dos mapas geográficos que conhecemos há muito tempo.
Posts relacionados:
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie