Não se pode subestimar o poder da internet. Seja na comunicação, nas redes sociais, nos negócios, em todos os casos ela é responsável por potencializar resultados, sejam eles positivos ou negativos. Cada vez mais o empreendedorismo se utiliza da web para favorecer a inovação e a criatividade e, muitos desses empreendedores, se valem desse empoderamento para as situações mais diversas.
O ato de empoderar parte da ideia de dar às pessoas o poder, a liberdade e a informação que lhes permitem tomar decisões e participar ativamente da organização, pode afirmar que a internet serviu de base para moldar um novo perfil de público que tem (ou pelo menos pensa ter) total controle da situação. Em outras palavras, estamos falando da geração #likeaboss!
De um meme da internet no qual as pessoas se sentem poderosas, donas da situação e se denominam como chefe, tem se buscado fazer uma relação direta com o mundo dos negócios, onde o poder traz consigo inúmeras preocupações e desafios a serem transpostos pelo empreendedor no papel de liderança. Já parou pra pensar nas obrigações de um chefe? E de um líder? A primeira vista, pode-se imaginar que são dois conceitos iguais, entretanto existem distinções que podem fazer a diferença para o sucesso de qualquer empreendimento.
A globalização, o avanço tecnológico, o acesso à informação, entre outros fatores, tem possibilitado a transição da era industrial para a do conhecimento. Pensar é cada vez mais uma vantagem competitiva sustentável. Nesse contexto, aquele funcionário com perfil mais operacional está sendo substituído por um profissional que consegue colaborar com o time com ideias e ações.
E o que muda? O primeiro, em extinção, precisa necessariamente de alguém que dê ordens a serem cumpridas – o chefe, enquanto o segundo, em plena expansão, precisa de alguém que possa conduzir as pessoas e inspirá-las como forma de motivá-las ainda mais.
No mundo dos negócios, ser “The Big Boss” passa necessariamente por entender a relação entre as duas palavras e como elas podem agregar para o sucesso, bem como compreender que os grandes empreendedores, além de #likeaboss, são #likealeader.
Imagem: 227485012 de Pretty Vectors via Shutterstock.
O post A geração #likeaboss tem que se comportar #likealeader nos negócios apareceu primeiro em Startupi.com.br.