Data Portraits mapeia websites e transforma seus dados e informações – muitas vezes invisíveis a nossos olhos – em obras de arte. As visualizações revelam a complexidade e a interdependência da arquitetura de uma web em constante mudança.
“Meu objetivo era mostrar um lado diferente da web que vemos todo dia.” – Martyn Dade Robertson, em seu artigo
Cada retrato é a visualização de um website congelado em um período de tempo. Isso inclui links de navegação como também códigos, imagens, vídeos e demais camadas de links externos que constituem uma página.
O projeto foi criado pelo pesquisador e professor Martyn Dade Robertson, da Newcastle University.
Para financiar sua pesquisa e experimentação, Robertson está criando “retratos” de gigantes websites como Google, NASA, Wired e Qantas Airlines. Qualquer um também pode pedir um retrato de graça aqui.
“Se o Google fosse um artista, o que ele pintaria?” – Martyn Dade Robertson
O projeto levou 10 anos para chegar aqui. A primeira etapa envolveu a construção de um web crawler para rastrear e mapear todos os links relacionados a uma URL específica. Depois disso, foi desenvolvido um software chamado Web Cartographer, que cria os desenhos do retrato.
Cada nó representa os componentes do website, como imagens e scripts, e as linhas representam as ligações entre eles. O desenho é plotado para que os nós que se relacionam entre si gravitem juntos, assim padrões únicos são formados. Há um pouco de aleatoriedade no retrato também, dependendo de onde cada nó é colocado.
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie