A Nokia vendeu a divisão de celulares para a Microsoft, mas ainda está na atividade: ela instala antenas de celular pelo mundo, oferece o Here Maps e conta com a divisão de Tecnologias para trabalhar com patentes e inovações. Por anos, esta divisão foi responsável por funções de hardware e software, e sua mais nova criação é o Nokia Z Launcher: uma opção minimalista para acessar seus apps, contatos e páginas da web.
Ele organiza tudo em uma lista automática de seis itens: o launcher percebe o que você mais usa em cada momento do dia, e exibe na tela. Isso vale para apps, contatos e páginas da web mais acessadas por você.
Na parte superior, há a hora/data e seu próximo compromisso no calendário; eles servem de atalho para o app de relógio e de calendário. E na parte inferior, há cinco atalhos fixos que você pode definir.
E como acessar outros apps? O Z Launcher tem reconhecimento de escrita chamado “Scribble”, então basta escrever com seu dedo o nome do app: por exemplo, para abrir o Twitter, escreva “T”, “W”, até ele aparecer. Isso também exibe opções de contatos e páginas da web.