A pirâmide de Maslow, fruto do estudo do psicólogo americano Abraham Maslow, representa a hierarquia das necessidades humanas. De acordo com o pesquisador, as necessidades da base da pirâmide precisam ser satisfeitas para que o indivíduo busque, então, satisfazer os próximos estágios. A pirâmide pode reger a vida humana e, por isso, produtos e serviços são pensados de maneira a satisfazer necessidades específicas dentro da pirâmide de acordo com seu público.
Da mesma maneira que os produtos as redes sociais também podem ser definidas nos seus respectivos degraus. Em acordo com as necessidades pessoais, diferentes redes podem contribuir para a satisfação destes estágios. De maneira a explicar este pensamento, o SMTT, em parceria com o estúdio Lombok Design, produziram o seguinte infográfico:
Analisando o infográfico, podemos entender onde algumas redes sociais se posicionam. O Twitter, por exemplo, tem uma forte relação com a autoestima e respeito pelo fato de ter uma grande relação com o número de seguidores e retweets obtidos na rede. Da mesma maneira que ferramentas como o blog e Tumblr estão ligadas à auto-realização, pois são fontes de informação e expressão.
Esta relação com necessidades humanas deve ser sempre observada quando trabalhamos com estratégias em redes sociais. Devemos considerar qual o papel psicológico, qual necessidade o usuário está satisfazendo quando utiliza cada uma destas ferramentas e devemos alinhar a estratégia a essas informações.