Quando falamos em sustentabilidade, costumamos pensar que é tema apenas de grandes empresas ou corporações. Porém, não importa o tamanho da sua empresa a sustentabilidade pode fazer parte das suas ações.
No Brasil, segundo dados do Sebrae mais de 90% das empresas são micro e pequenas, sendo responsáveis por cerca de 53% dos empregos com carteira assinada e correspondendo a aproximadamente 20% do PIB brasileiro. Isto mostra o poder que as micros e pequenas empresas possuem na economia brasileira. Sendo assim, será que ações de sustentabilidade se forem incorporadas às micro e pequenas empresas não poderiam ter um amplo impacto positivo?
Para isso, as micro e pequenas empresas precisam desenvolver as questões ligadas à sustentabilidade. O caminho porém não é fácil. Diferente das grandes empresas que possuem especialistas e áreas voltadas para a sustentabilidade, estas acabam se tornando mais uma responsabilidade dos gestores. Mas nem tudo são problemas, a boa notícia é que uma boa gestão da sustentabilidade traz benefícios intangíveis e outros tangíveis tais como redução de custos, aumento do valor da marca e competitividade. Mas como começar?
O primeiro passo é entender o que é a sustentabilidade, pode parecer óbvio mas é uma questão complexa. A sustentabilidade envolve uma convergência das demandas ambientais, sociais e econômicas. Para isso o primeiro passo é buscar informações, trocar experiências. Juntamente com isso desenvolver estratégias para convergir os conceitos ao seu negócio. Como diminuir o impacto das suas atividades e como consumir melhor os recursos disponíveis? Como seu negócio pode promover benefícios sociais, ambientais e econômicos? São perguntas primordiais na construção da estratégia.
Um ponto importante é envolver e sensibilizar os stakeholders. Os stakeholders, ou atores sociais, são todos aqueles envolvidos diretamente e indiretamente com o seu negócio como clientes, colaboradores, fornecedores. Uma dica útil é buscar sensibilizar os atores sociais, envolvendo-os no processo de construção da estratégia, definindo metas e indicadores. Mas lembre-se que trata-se de um processo de melhoria contínua e devemos sempre avaliar os erros e os acertos. Uma atitude importante é comunicar as ações e torná-las disponíveis para todos os interessados, fazendo um benchmarking com outros gestores. Isto pode ser feito através do site da empresa e das mídias sociais na qual esta participa ou outras formas de comunicação disponíveis.
Muitas oportunidades podem ser criadas por empresas sustentáveis e o aprimoramento contínuo destas empresas deve ser observado. Os gestores das pequenas e micro empresas muitas vezes desenvolvem estratégias criativas considerando as limitações principalmente financeiras que estas enfrentam. Estes líderes e empreendedores poderão trazer para a discussão da sustentabilidade novas e inovadoras soluções e todos poderão sair ganhando.
Andreia Cristina Gondim é bióloga e pós-graduada em Administração de Empresas, e consultora da Green Domus
Desenvolvimento Sustentável.