X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

A sustentabilidade nas micro e pequenas empresas


Quando falamos em sustentabilidade, costumamos pensar que é tema apenas de grandes empresas ou corporações. Porém, não importa o tamanho da sua empresa a sustentabilidade pode fazer parte das suas ações.

No Brasil, segundo dados do Sebrae mais de 90% das empresas são micro e pequenas, sendo responsáveis por cerca de 53% dos empregos com carteira assinada e correspondendo a  aproximadamente 20% do PIB brasileiro. Isto mostra o poder que as micros e pequenas empresas possuem na economia brasileira. Sendo assim, será que ações de sustentabilidade se forem incorporadas às micro e pequenas empresas não poderiam ter um amplo impacto positivo?

Para isso, as micro e pequenas empresas precisam desenvolver as questões ligadas à sustentabilidade. O caminho porém não é fácil. Diferente das grandes empresas que possuem especialistas e áreas voltadas para a sustentabilidade, estas acabam se tornando mais uma responsabilidade dos gestores. Mas nem tudo são problemas, a boa notícia é que uma boa gestão da sustentabilidade traz benefícios intangíveis e outros tangíveis tais como redução de custos, aumento do valor da marca e competitividade. Mas como começar?

O primeiro passo é entender o que é a sustentabilidade, pode parecer óbvio mas é uma questão complexa. A sustentabilidade envolve uma convergência das demandas ambientais, sociais e econômicas. Para isso o primeiro passo é buscar informações, trocar experiências.  Juntamente com isso desenvolver estratégias para convergir os conceitos ao seu negócio. Como diminuir o impacto das suas atividades e como consumir melhor os recursos disponíveis? Como seu negócio pode promover benefícios sociais, ambientais e econômicos? São perguntas primordiais na construção da estratégia.

Um ponto importante é envolver e sensibilizar os stakeholders. Os stakeholders, ou atores sociais, são todos aqueles envolvidos diretamente e indiretamente com o seu negócio como clientes, colaboradores, fornecedores. Uma dica útil é buscar sensibilizar os atores sociais, envolvendo-os no processo de construção da estratégia, definindo metas e indicadores. Mas lembre-se que trata-se de um processo de melhoria contínua e devemos sempre avaliar os erros e os acertos. Uma atitude importante é comunicar as ações e torná-las disponíveis para todos os interessados, fazendo um benchmarking com outros gestores. Isto pode ser feito através do site da empresa e das mídias sociais na qual esta participa ou outras formas de comunicação disponíveis.

Muitas oportunidades podem ser criadas por empresas sustentáveis e o aprimoramento contínuo destas empresas deve ser observado. Os gestores das pequenas e micro empresas muitas vezes desenvolvem estratégias criativas considerando as limitações principalmente financeiras que estas enfrentam. Estes líderes e empreendedores poderão trazer para a discussão da sustentabilidade novas e inovadoras soluções e todos poderão sair ganhando.

Andreia Cristina Gondim é bióloga e pós-graduada em Administração de Empresas, e consultora da Green Domus

afb Andreia fotoDesenvolvimento Sustentável.

 

 

Via RSS de ResultsON

Leia em ResultsON

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot