Empreendedores não são pessoas que levam a vida de acordo com a regra comum que diz o seguinte: estude bastante, entre numa boa universidade e consiga um bom emprego. Na verdade, ocorre exatamente o contrário.
Isso significa que enquanto a grande maioria busca a tal estabilidade (que por sinal não existe mais), os empreendedores – e eu me incluo com muito orgulho nesse grupo – aceitam o desafio de fazer as coisas de um jeito diferente e de tentar o novo.
É claro que falando assim tudo parece muito bonito, mas a realidade é que as coisas não são nada fáceis para quem decide empreender. A luta é muito dura. Primeiro, porque você estará sozinho (não tem patrão, mas também não tem garantia de dinheiro na sua conta no início de cada mês). Segundo, porque, caso algo dê errado, sempre haverá alguém para ficar buzinando no seu ouvido e dizendo “eu avisei”.
A verdade nua e crua é que para empreender você tem que querer isso acima de qualquer coisa. Você precisa ter muita vontade de vencer e muita garra para superar os inúmeros desafios que, sem sombra de dúvida, aparecerão ao longo do caminho.
Esqueça toda aquela história glamorosa que você lê por aí. Empreender não é um conta de fadas. É difícil e vai exigir muito de você. Contudo, é recompensador. Afinal de contas, construir algo com as próprias mãos e deixar sua marca é simplesmente sensacional.
E então? De que lado você prefere ficar? Eu já fiz a minha escolha! >> Conheça a Negocioteca – site de consultoria que é como o plano de saúde da sua empresa e que será lançado em breve – e curta a fan page no Facebook para receber dicas sobre empreendedorismo e gestão.
————————————————————
Veja também:
- As 10 razões porque empreendedores vivem mais
- 8 coisas que as faculdades não contam para os jovem empreendedores
- 3 mitos que dificultam a vida do empreendedor iniciante