Entenda as razões pelas quais os investimentos em mídias sociais são muito mais lucrativos do que outras mídias
Muitos marqueteiros se concentram na medição da presença digital pelo seu aspecto objetivo de análise.
Sendo assim, vamos passar algum tempo tentando entender as respostas que foram recebidas no estudo feito pela IBM sobre o trabalho dos CMOs (Chief Marketing Officers) e o retorno das mídias sociais no marketing digital.
Por que 85% dos 1.700 CMOs entrevistados dizem que usam as mídias sociais como um canal de comunicação e apenas 14% medem o ROI desse canal? As empresas não estão medindo porque acreditam que as mídias sociais são grátis?
Primeiramente, vamos rebater esse conceito de gratuidade. É preciso tempo e compromisso para gerir uma presença social da mesma maneira que um executivo de vendas gerencia seus clientes.
Construir boas habilidades para fazer isso é absolutamente necessário. Nem todo especialista é um produtor de conteúdo excepcional. Nem todo produtor de conteúdo tem a experiência para responder a perguntas como um especialista.
Sendo assim é preciso procurar pela pessoa certa com o equilíbrio de especialização e compromisso. Isso lhe permite desenvolver habilidades enquanto mensura o resultado.
O valor das mídias sociais é a confiança criada através das pessoas envolvidas no diálogo autêntico da marca.
A boa notícia, nisso tudo é que o único gasto que as empresas têm para o engajamento social é o tempo investido em pessoal. Compare isso com o investimento necessário para a mídia televisiva, rádio e divulgação off-line.
As mídias sociais podem alavancar muito o conteúdo se conseguirmos utilizar a linguagem das pessoas que queremos atingir. É justamente por isso que existe a vantagem da personalização.
Na mídia paga, compramos espaço para conversar com o público em geral, como um todo. A mídia social ajuda a ganharmos impressões quando os motores de buscas reconhecem conteúdo altamente relevante para as palavras-chave.
As empresas mensuram a qualidade do seu conteúdo pelo número de compartilhamento nas mídias sociais. Os retweets apontam para os conteúdos e são medidos, já que a referência para as páginas de destino são completamente confiáveis.
Os links são ainda melhores. Nós medimos o tráfego através dos links para o nosso conteúdo. Com as ferramentas de marketing adequadas, o CMO pode usar a mídia social para ganhar mídias valiosas e entregar um ROI maior.
Com isso, é possível seguir a linha de impressões para novos negócios e assim obter ganhos em receita – já que o investimento inicial se resume a tempo e habilidades pessoais. Nesse caso, o investimento nas pessoas certas compensa.
Entenda melhor, no infográfico abaixo, o resultado da pesquisa feita pela IBM:
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Este artigo foi adaptado do original: “Why Social Media Matters for Your Business”, do The Atlantic.
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