A maioria das atividades on-line são geradas com base em pesquisas de mercado. Uma prática que basicamente é obrigatória a todas as empresas que querem estar na web. Para que seu conteúdo seja visto por várias pessoas é necessário: o uso de tags, palavras-chave, descrições, links de entrada e uso de outros metadados, com o objetivo de posicioná-los facilmente em determinadas pesquisas.
Agora, com uma internet mais social, é necessário aprender os novos conceitos de como construir um aponte entre você e os usuários de mídias sociais e a melhor forma de fazer isso são as técnicas de Social Media Optimization (SMO).
O que é Social Media Optimization (SMO)?
Pense que a web social é um campo de batalha, onde o objetivo é ganhar a atenção e influência, e as técnicas de Social Media Optimization são uma linha de alimentação!
Construir uma comunicação sólida e transparente é útil para fornecer um caminho direto entre o seu conteúdo e os usuários que você quer transformar em clientes ou clientes potenciais. Com as estratégias adequadas SMO permite a construção fácil de várias pontes deste tipo.
De acordo com um estudo da Nielsen, 18% de todo o conteúdo de pesquisa começa a partir de sites de mídia social como a Wikipédia, blogs e redes sociais, e isso reflete a necessidade de otimizar o conteúdo para atingir estes pontos sociais.
O tradicional SEO, definitivamente constrói algumas pontes, mas se você quer alcançar um público maior o SMO é necessário. SEO + SMO = melhor capacidade do seu conteúdo ser encontrado.
Simplificando, o SMO é compartilhar conteúdo e tentar influenciar o maior número possível de pessoas. Existem inúmeros tipos de táticas que podem exibir tal conteúdo, otimiza-los e torna-los disponíveis onde os visitantes estão. SMO permite a participação das massas para a otimização e distribuição de conteúdos através de ferramentas como o social bookmarking, comentários, tags, etc.
Introdução ao Social Media Optimization (SMO)?
Criar conteúdo relevante e bem escrito
Um bom conteúdo é mais propenso de ser lido e distribuído em toda a web social. Criação de conteúdo somente para o propósito acima não irá resultar em uma estratégia bem sucedida.
Use a integração bookmarking, compartilhar e fácil
Conteúdo que pode ser facilmente compartilhado se espalha mais rápido, porque permite que a massa construa pontes. O compartilhamento aumenta também links , o que inevitavelmente aumenta a sua credibilidade e relevância para o público e mecanismos de busca.
Considere também a integração do Facebook e do Twitter com botões tradicionais “Like” e “Tweet”. O botão “Like” Facebook é a maneira mais fácil de interagir com o conteúdo trazendo mais visibilidade.
Use palavras-chave
Incluem palavras-chave relevantes em seu conteúdo. Pense em palavras que o seu público-alvo vai digitar no Google para encontrar os tópicos que você está propondo. Lembre-se também de incluir essas palavras-chave em suas meta tags e títulos.
Tagueie seu trabalho
A marcação permite ainda classificar o conteúdo através da construção de uma ponte entre o seu conteúdo e similares, para direcionar os leitores para outros conteúdos e vice-versa.
Via RSS de Blog Marketing Digital 2.0
Leia em Blog Marketing Digital 2.0