X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Restaurante sustentável


fdc chefdawson

Dawson sonha com um sistema que permita filtrar e reutilizar a água nos banheiros para lavar as mãos e dar descarga

O chef inglês Arthur Potts Dawson criou restaurantes sustentáveis na Inglaterra. Os estabelecimentos foram construídos com materiais reciclados e que podem ser reutilizados. Todo o lixo produzido é tratado: o orgânico passa por um processo de desidratação e compostagem e depois é utilizado como adubo; e o seco é separado, empacotado conforme o tipo e enviado para a reciclagem.

Um de seus restaurantes é o Acorn House. Todo o negócio é operado com energia sustentável: a eólica, ou seja, gerada pela força do vento. Todas as lâmpadas são fluorescentes e as tintas usadas nas paredes tem baixo volume de substâncias químicas.

O menu permite que as pessoas escolham a quantidade e o volume de comida que querem consumir. O restaurante também filtra a água consumida no estabelecimento e a condiciona em garrafas, que são reabastecidas sempre que necessário. Reuso é a uma das palavras de ordem do negócio.

Conta ainda com um sistema de filtragem de água, ou seja, toda a água utilizada para lavar louças e nas pias dos banheiros é tratada e reutilizada para regar o jardim. O sonho de Dawson é reciclá-la e colocá-la de volta nos banheiros, para dar descarga ou, talvez, lavar as mãos.

Assista o vídeo da TED e conheça o outro restaurante do chef inglês, o Waterhouse. O estabelecimento é todo elétrico e não consume gás, reduzindo as emissões de carbono. A energia vem de uma mini hidroelétrica.

Via RSS de Faça Diferente

Leia em Faça Diferente

Comente este artigo
Comente este artigo

Populares

Topo