Com o investimento, a empresa pretende ampliar sua atuação no cenário brasileiro, com venda de pneus e autopeças multimarcas pela internet e serviço de instalação em oficinas conveniadas. Atualmente, a Itaro possui parceria com 300 oficinas na cidade de São Paulo, mas a expectativa é chegar a mil estabelecimentos em todo o Brasil até o final de 2013, ano em que espera um faturamento de R$ 10 milhões.
Fundada em agosto de 2012 pelo empresário alemão Jan Riehle, a Itaro pretende unir a praticidade da compra de pneus e autopeças via internet com a segurança da contratação de serviço de instalação em oficina conveniada, próxima ao cliente e de sua confiança. A empresa oferece pneus de diferentes categorias e modelos, das 10 principais marcas do mercado brasileiro, mas existem planos de trabalhar com uma linha completa de produtos, autopeças e acessórios para diferentes tipos de veículos, desde motos e carros a caminhões e máquinas agrícolas.
“Este modelo que trouxemos para o Brasil pretende, de forma sinérgica, unir o mundo on-line com o off-line. É um sistema novo para o segmento automotivo brasileiro, que visa trazer praticidade e agilidade para a conservação e manutenção de veículos”, explica Jan Riehle, fundador e CEO da Itaro. “Antes de serem cadastradas em nosso site, as oficinas passam por uma análise criteriosa, para garantir um padrão de qualidade aos serviços”, complementa. Ao acessar o site, o usuário pode buscar e escolher produtos de diferentes marcas. Em seguida, ele seleciona uma das oficinas parceiras e agenda um horário para a instalação. A autopeça adquirida é entregue diretamente na oficina escolhida. O cliente leva seu carro até lá no horário agendado e o serviço é realizado. “A ideia é oferecer uma solução completa e prática. Nossa logística de operação vai facilitar o processo de compra e instalação de peças automotivas”, explica Riehle.
“O comércio on-line nesse segmento é um mercado bastante promissor em países em franco desenvolvimento como o Brasil. Na Europa, existem players com mais de 10 anos de atuação e faturamento que chega à casa dos bilhões. Por isso, vemos uma grande oportunidade de crescimento da Itaro por aqui”, explica Riehle. Em 2011, o mercado de pneus novos faturou R$ 9,6 bilhões e chegou a produzir 66,9 milhões de unidades, segundo a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos. Já o setor de reposição automotiva movimentou R$ 73 bilhões em 2011, conforme dados do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores.
Jan Riehle – Fundador e CEO
Jan Riehle, 34, é o fundador e CEO da Itaro.com.br. Nascido na Alemanha, onde fundou uma das maiores agências de marketing on-line do país, possui MBA pelo Institut Européen d’Administration dês Affaires – INSEAD e dois Mestrados em Ciência. Foi Diretor da Springstar Brasil, incubadora de empresas de internet alemã e Vice-Presidente de uma empresa de Location Based Services na Suíça, além de ter atuado no ClickOn e Brandsclub e cofundado a eÓtica e a OndaLocal.
Sobre a Itaro
A Itaro.com.br é a primeira oficina virtual do Brasil que combina venda de pneus e autopeças multimarcas pela internet com o serviço de instalação em oficinas conveniadas. Fundada em 2012, pelo empreendedor alemão Jan Riehle, a empresa espera faturar R$ 10 milhões em 2013. A Itaro.com.br oferece pneus de diferentes categorias e modelos, das 10 principais marcas do mercado brasileiro e existem planos de oferecer uma linha completa de produtos, autopeças e acessórios para diferentes tipos de veículos, desde motos e carros a caminhões e máquinas agrícolas.