Um antigo desenvolvedor da Microsoft quer ajudar outros programadores pelo mundo e acredita que a comunidade deve compartilhar algumas das suas principais criações. E, por isso, Diego Oppenheimer criou o Algorithmia, uma loja virtual de algoritmos.
Algoritmos estão espalhados por toda a internet. Desde os serviços do Google às recomendações de filmes do Netflix, passando pelo Feed de Notícias do Facebook.
Oppenheimer, nos seus tempos de Microsoft, desenvolvia recursos de análises de dados para o Office, e tinha certa dificuldade em encontrar algoritmos já existentes que pudessem ajudar em seu trabalho. Ao mesmo tempo, um amigo dele, Kenny Daniel, desenvolvia algoritmos no mundo acadêmico que não eram usados em aplicações fora de pesquisas. Juntos, eles decidiram criar um lugar para juntar esses dois mundos: o Algorithmia, portanto, oferece algoritmos já existentes que podem ser usados por desenvolvedores em geral.
Para quem cria os algoritmos, as vantagens são muitas: além de ver seu trabalho sendo usado fora de pesquisas, o desenvolvedor pode ganhar uma graninha com ele, afinal, eles não são disponibilizados gratuitamente. Para desenvolvedores – especialmente os independentes – a vantagem é aproveitar algo que já existe sem precisar de toda uma estrutura de uma empresa grande por trás para fazer funcionar.
O Algorithmia está atualmente em fase beta privado, e, se você estiver interessado, pode se inscrever pelo site para ganhar uma oportunidade de conhecê-lo. [Wired]
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