Os produtos impressos em 3D acabam de atingir um novo nível de popularidade: chegaram na Amazon. A loja online inaugurou uma nova seção no seu site especialmente para comercializar cerca de 200 produtos criados em impressoras 3D.
Grande parte do catálogo pode ter seus materiais, cores, tamanhos e estilos customizados para serem entregues em casa, através de uma plataforma que permite fazer algumas escolhas e inserir detalhes. No caso dessa capinha de celular, por exemplo, é possível gravar frases ou nomes, escolher algumas opções de design e também de cores, girando o objeto 360° para conferir o resultado.
Os principais departamentos atendidos atualmente pela loja de produtos 3D da Amazon são acessórios para dispositivos eletrônicos, como capinhas ou suportes, itens para casa ou cozinha, joias, acessórios, jogos e brinquedos decorativos, que são fabricados e comercializados por vendedores credenciados da Amazon.
Não existe ainda a opção de imprimir seus próprios projetos, provavelmente para que a Amazon possa garantir a qualidade dos produtos e também porque o resultado da impressão de um projeto pode sair um pouco diferente do imaginado pelo cliente, o que poderia causar alguns transtornos para a loja com reclamações de compradores insatisfeitos.
Um novo patamar da compra sob demanda, já que o produto pode ser impresso apenas se for comprado pela loja
Mesmo assim, a opção de poder customizar algum detalhe dos produtos já existentes é bastante atrativa, e não é impossível que, dentro de algum tempo, a loja passe a permitir também o envio de projetos próprios, o que facilitaria a vida de quem quer criar um item completamente customizado, sem que ele precise ter o ônus de adquirir uma impressora 3D.
Por enquanto, os produtos mais baratos custam cerca de 30 a 40 dólares, um preço que não é exatamente uma pechincha, mas que viabiliza a aquisição de alguns jogos, itens de cozinha e joias personalizados. Me parece um novo patamar da compra sob demanda, já que o produto pode ser impresso apenas se for comprado pela loja.
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
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