O filme Star Wars – o primeiro de todos – estreou no dia 25 de maio de 1977. Para comemorar seu aniversário de 36 anos, vou examinar a evolução do logotipo do filme.
Durante a pré-produção do filme, um transfer (abaixo) foi produzido. Na primeira newsletter Official Star Wars Fan Club, reimpressa no Star Wars Scrapbook (Chronicle Books, 1991), havia uma explicação sobre ele por Ralph McQuarrie, que fez a arte.
…”Foi feito como um símbolo para o filme – para aparecer em latas de filme e cartas. George [Lucas] tinha um para American Graffiti, e queria também para Star Wars.”
…”Foi feito quanto estávamos trabalhando no figurino,” disse McQuarrie. “Foi assim que imaginamos inicialmente Han Solo. Poderia ser um pouco do personagem do Luke, mas eu acho que é mais como Han. De qualquer forma, George decidiu que Han Solo deveria ser um personagem mais relaxado, e sua roupa foi mudada. Mas isto foi feito antes dessa alteração.”
Naquele momento o título original era The Star Wars. Acredito que a fonte seja Futura Display. Abaixo está um detalhe de uma página na Photo-Lettering’s One Line Manual of Styles com amostras da Futura Display e Futura Display Open. A letra “T” foi modificada para fechar o espaço entre o “H” e “A”.
No papel timbrado corporativo, o título do filme eliminou o artigo “The” e um novo logo foi criado. No Star Wars Scrapbook, foi revelado que Joe Johnston fez as novas letras baseado na família de fontes Precis. (Obrigado a Ferran Delgado por ter encontrado a fonte).
Comic Con em San Diego, 1976; o texto credita Joe Johnston pelas letras. No Livro The Art of Star Wars (Ballantine Books, 1979), existem alguns conceitos de McQuarrie para o pôster do filme com o logo de Jonhston.
Arte por Howard Chaykin
Em dezembro de 1976, uma novelização do roteiro de Lucas, escrito por Alan Dean Foster, foi publicado pela Ballantine Books. A arte de capa foi feita por McQuarrie e as fontes são da família Helvetica.
Um anúncio de página inteira de livros Del Rey apareceu no Starlog 7, em agosto de 1977. Estava incluso a novelização de Star Wars com uma foto da capa. O livro com esta capa não foi publicado. No lugar da fotografia estava uma ilustração com o logo.
Como mencionado anteriormente, o título original era The Star Wars. Abaixo está um painel de storyboard, por Alex Tavoularis, do texto de abertura reproduzido no The Art of Star Wars.
Lucas se referia a abertura usada nos seriados Flash Gordon e Buck Rogers. A mesma também foi usada na série do Besouro Verde.
Universal Pictures, 1936
Universal Pictures, 1940
Dan Perri criou um logo com um ponto de fuga para a abertura, mas ele não foi usado. Em vez disso, apareceu em cartazes e anúncios.
Poster do filme, 1977
People Weekly, setembro de 1978
The New York Times, março de 1985
Lucas foi até Suzy Rice para desenvolver outro logo para Star Wars. Ela escreveu sobre seu envolvimento em um post dividido em duas partes em seu site: parte um e parte dois. O Star Wars Poster Book (Chrobicle Books, 2005) fala um pouco sobre ela:
..Apesar do poster não ter imagens pintadas, ele introduziu um novo logo para a campanha, um que foi criado originalmente para a capa de um catálogo da Fox enviada a donos de cinemas… Suzy Rice, que tinha sido contratada como diretora de arte, lembra bem do trabalho. Ela diz que a direção de design dada por Lucas era de que o logo precisava parecer “muito fascista”.
“Eu estava lendo um livro na noite anterior ao encontro com George Lucas”, ela diz, “um livro sobre design de tipos na Alemanha e a origem histórica de alguns tipos populares usados hoje em dia – como eles viraram o que vemos e usamos no presente.” Após lucas descrever o tipo de elemento visual que ele buscara, “eu voltei ao escritório e usei o que reconheci como o tipo ‘mais fascista’: Helvetica Black.”
Inspirada pela letra, Rice desenhou um logo a mão que foi bem traduzido no cartaz da campanha, e finalmente para o filme em si. “Eu tinha o filme em mente quando desenhei o logo originalmente”, explicou Rice, que “empilhou e enquadradou” as palavras para caberem melhor no catálogo. Foi uma escolha estética que durou quase três décadas.
A já conhecida extensão do “S” que Rice desenhou foram modificadas um pouco depois de Lucas “destacar que ele leu como ‘Tar Wars’”, explicou Rice. “Ele me pediu para fazer algumas revisões no começo e fim do ‘S’”.
Capa do catálogo com o logotipo de Rice
Detalhes do catálogo
Pôster com o logotipo de Rice
Uma passagem no The Star Wars Poster Book explicou como Johnston modificou o logotipo de Rice:
A segunda versão do pôster em papel regular conta com o “W” padronizado usado hoje. A modificação foi feita pelo artista conceitual da ILM Joe Johnston após ser decidido que o original não funcionava bem na abertura que estava prevista inicialmente.
Poster com as modificações de Johnston
Abaixo o logotipo de Rice (baixo), e o modificado por Johnston (cima)
Jonhston redesenhou o “W”, ampliou as outras letras e aumentou o espaçamento entre elas. A versão dele do logotipo de Rice foi usada no filme.
O logotipo original de Rice foi usada em um catálogo da 20th Century Fox para promover seus novos filmes em janeiro de 1977. O logotipo também foi utilizado em algumas revistas e livros que estavam em produção desde meses antes do lançamento do filme.
Rolling Stone, junho de 1977: logotipo de Rice em perspectiva, fonte do anúncio é Serif Gothic.
Revista do Reino Unido
Starlog 7, Agosto de 1977
Science Fantasy Film Classics, Dezembro de 1977
Enquanto isso, a Marvel Comics estava preparando uma adaptação própria de Star Wars com o escritor Roy Thomas e artista Howard Chaykin. Em algum momento entre o fim de 1976 e o começo de 1977, o letrista Jim Novak foi escolhido por Stan Lee para retrabalhar o logotipo. Novak explicou como isso aconteceu em uma entrevista a David Anthony Kraft na Comics Interview #1, em fevereiro de 1983.
DAK: Você foi creditado como letrista de quase todas as séries que a Marvel publica, Jim. Quais são os seus trabalhos não creditados?
Jim Novak: As tiras de jornal do Homem-Aranha, vários logotipos como Power Man & Iron Fist (este é um que tenho orgulho de ter feito). O logotipo de Star Wars foi uma espécie de história incomum por trás dele. Eles trouxeram o logotipo do estúdio e Stan Lee não estava apaixonado por aquilo – o “W” estava um pouco diferente e as letras não eram no estilo Marvel. Então eu refiz. Foi antes do filme sair. Eu nem sabia o que era Star Wars naquele momento.
DARK: Ninguém sabia.
JIM: Ao mesmo tempo, estávamos trabalhando na adaptação em quadrinhos. Eu fiz as letras da primeira edição, e não tinha ideia do que era, também. A próxima coisa que eu fiquei sabendo é que o logotipo de Star Wars estava sendo usado em todos os lugares, de anúncios em jornais a materiais promocionais.
DAK: Você fez aquele logotipo para a Marvel e ele apareceu em todas as coisas de Star Wars?
JIM: Sim. Foi meio surpreendente para mim, porque eu não me esforcei muito naquilo. Eu estava trabalhando em grupo ou apenas por lá naquele dia. Fiz algumas mudanças significativas, mas foi basicamente o design deles Marvelizado, vamos falar assim.
DAK: Qual é usado nos pôsteres atualmente?
JIM: Eu acho que é o meu logotipo. Não lembro de ter visto o que eles provavelmente gastaram algumas centenas de dólares para produzir…
DAK: E o seu custou…
JIM: Vinte e cinco dólares. As coisas mudaram desde então. Agora a situação financeira é bem diferente…
Na entrevista, acredito que Novak estava se referindo ao logotipo de Rice. No primeiro volume de Star Wars, todas as letras eram separadas e com mais realce na largura do traço. A maior mudança foi o design da letra “W”. No volume seguinte, os traços horizontais de ST e RS foram reconectados, como Rice tinha projetado inicialmente. Acredito que tenha sido por razões de marca registrada.
Páginas do primeiro volume
Páginas do segundo volume
Novak disse “…Fiz algumas mudanças significativas, mas foi basicamente o design deles Marvelizado, vamos falar assim.” Em uma examinação mais próxima, comparo o seu logo com os de anúncios da Ballantine Books e alguns outros que estão abaixo. Como você pode ver, eles são essencialmente o mesmo, exceto o W e a grossura da borda. Alguém desenhou um novo “W” para substituir o original de Rice. Aparentemente, apenas o “W” foi influenciado pelo logotipo de Novak. Seu logotipo, até onde eu sei, nunca foi usado fora dos quadrinhos.
Do Star Wars Scrapbook, esses anúncios conceituais não usados ainda tinham o logotipo modificado de Rice.
Está claro que o logotipo de Rice modificado foi usado no merchandising, especialmente em publicações.
Sobrecapa
A sobrecapa de Del Rey tem duas versões do logotipo de Roce: o artista John Berkey fez Luke Skywalker e Darth Vader como canhotos. Abaixo está a edição do Clube de Livros de Ficção Científica e a sua newsletter, Things to Come, que ignorou o logotipo completamente.
O papel de Del Rey com a arte de Berkey fracassou, então Skywalker e Vader são destros. Logotipos de Rice original e revisados foram usados na capa e dentro dele. A novela foi seguida por muitos livros publicados pela Ballantine Books, que tinha licença exclusiva.
The Star Wars Sketchbook, Ballantine Books, 1977
The Star Wars Portfolio, Ballantine Books, 1977
Star Wars Blueprints, Ballantine Books, 1977
The Star Wars Iron-on Transfer Book, Ballantine Books, 1977
The Star Wars Album, Ballantine Books, 1977
The 1978 Star Wars Calendar, Ballantine Books, 1977
The 1979 Star Wars Calendar, Ballantine Books, 1978
The Art Star Wars, Ballantine Books, 1979
The 1980 Star Wars Poster Art Calendar, Ballantine Books, 1979
O logotipo de Rice foi usado nas tiras de Star Wars e, modificado novamente, para o lançamento especial de 20 anos em Star Wars Special Edition.
O logotipo do filme também foi usado em merchandising e para promoção
The 1980 Star Wars Poster Art Calendar: logotipo na perspectiva de Superman
Mais tarde, o logotipo do filme foi usado como parte dos logotipos de O Império Contra-Ataca e O Retorno de Jedi.
Em 1998, uma adaptação em mangá de Star Wars por Hisao Tamaki foi publicada. Atualmente, a Dark Horse possui a licença para publicar quadrinhos de Star Wars.
Os créditos do logotipo de Star Wars pertencem a Suzy Rice. Primeiro teve o design original dela. Depois, ele foi revisado por Joe Johnston para o filme. E por fim, o logotipo original dela com o “W” modificado, que pode ser de Jim Novak, cuja contribuição, apesar de pequena, foi significativa.
A pesquisa para este post foi facilidade pela cronologia e tesouros de imagens do Star Wars Pre-Release Collectibles. Agradecimento especial ao meu irmão, Allen, pelo uso da sua coleção de Star Wars. Outros links: Lebbeus Woods, Thor.
Alex Hay é um designer gráfico. Este post foi republicado com sua autorização de seu blog, Tenth Letter of the Alphabet.