É inegável a influência que a internet tem hoje na política. A eleições de 2014 contam com uma série de ferramentas, aplicativos, sites e plataformas para que o eleitorado possa fazer as melhores escolhas, mas não são apenas as iniciativas sérias que têm vez.
O AngryPolitics, por exemplo, é um game aparentemente inocente, mas que convida o jogador a relembrar a importância do seu voto.
Usando a dinâmica do game AngryBirds, é possível escolher um político e derrubar itens empilhados no cenário de uma praia carioca. Dá para reparar que o jogo não foi atualizado depois da entrada de Marina na corrida presidencial, provavelmente porque a brincadeira foi criada com investimentos pessoais dos 3 criativos cariocas envolvidos.
“Amamos morar no Rio, mas chegamos à conclusão de que a cidade tem ficado infernal, trânsito, violência, oportunidades, pelo menos para as camadas mais baixas”, conta ao B9 um dos publicitários que criaram o AngryPolitics. Eles preferem não se identificar, dada a sensibilidade do tema político, mas ressaltam que tudo foi feito sem muitos recursos.
“Óbvio que se tivéssemos verba, seria uma iniciativa mobile friendly, mas foi desta forma que tentamos contribuir com a sociedade ou tentar alertar os eleitores”, defenderam. No rodapé, avisos lembram que os criadores não têm nenhuma associação política, e que qualquer semelhança com a realidade “é mera zoeira”.
Ao final de cada uma das fases, uma mensagem lembra que “política não é um jogo”, e pede ao jogador que não “jogue qualquer político no Rio [de Janeiro]”. Para jogar, basta acessar o site angrypolitics.cc
Outras no B9 sobre eleições
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie