X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Anúncio indiano enfurece algumas feministas – será que tinha motivo?


Esse comercial da Airtel precisou de apenas 1:30 minuto para causar furor na rede. No filme promocional da operadora de telefonia móvel indiana, uma mulher discute com bastante calma sobre uma tarefa a ser executada pelo seu funcionário, que mesmo irritado, cumpre a ordem.

Para isso, contudo, ele precisa se esforçar além do horário habitual de trabalho – a chefe passa pela sua mesa, procura saber se está tudo seguindo como deveria, deixa a empresa e volta para a sua casa, enquanto o funcionário se detém com a atividade em questão no escritório.

Se você começou a ler o texto e não viu o vídeo, sugiro que dê um pulinho ali em cima e aperte o play antes de prosseguir a leitura.

airtel-india-feminismo-comercial

A história segue com a chefe voltando para casa e preparando o seu jantar, enquanto o funcionário se esmera em executar a tarefa noite adentro. Só que as coisas não eram assim tão simples – ao receber uma ligação da mulher chamando-o para vir para casa jantar, percebemos que além de chefe, a protagonista do comercial é também esposa do funcionário.

As interpretações nas redes variaram bastante: feministas ficaram ultrajadas com a moral da história, que dá a entender que mesmo sendo chefe, é preciso voltar para casa, cozinhar e receber o marido linda e sorridente no fim do expediente dele. Outras feministas, no entanto, alegam que o vídeo retrata uma série de escolhas da mulher, que vão desde ordenar que o marido cumpra uma tarefa na empresa até o cozinhar por gosto, e não por uma obrigação social.

Não acho que o feminismo é feito de preto-no-branco, e as questões são bem mais complexas do que pode parecer. A moça do vídeo parece suficientemente consciente e empoderada para realmente ter escolhido cozinhar para receber o marido; no entanto, mesmo sem entender completamente os diálogos, a impressão que tive foi que o preparo do jantar seria uma forma de ‘consolá-lo’ pelo esforço extra no trabalho, que teria sido ordenado por ela. E aí ficou confuso.

Debates à parte, o que me surpreendeu mesmo é que a empresa retratada seja tão evoluída que permita que marido e mulher estejam em posições subordinadas um ao outro (independentemente de quem seja o chefe), já que existe um claro conflito de interesses.

bed b feedPost originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

bed brainstorm d qjIDKrITs

bed ZNGFtMQ

Via RSS de Brainstorm #9

Leia em Brainstorm #9

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot