Dois anos após a Primavera Árabe, o conflito ainda permanece na região e as liberdades continuam restritas. Algo simples para nós, brasileiros, como ir a um estádio ver nosso time jogar, tornou-se impraticável na Tunísia. É aí que entra a ação Mobilizing The 12th Man, que os escritórios da Ogilvy Tunísia e Dubai desenvolveram em parceria para ajudar o time C.S. Hammam-Lif a se conectar com seus torcedores no mais importante jogo da liga.
Como estavam proibidos de ir ao jogo, os torcedores foram incentivados a baixar um aplicativo para smartphone ligado a 40 enormes auto-falantes estrategicamente posicionados no estádio. Bastava um clique para escolher o som que os fãs gostariam de ouvir reproduzidos: torcida, palmas, tambores, cantos…
Graças ao aplicativo, o estádio com capacidade para 12 mil pessoas conseguiu reunir mais de 93 mil torcedores, criando um resultado de arrepiar. E mesmo com o estádio vazio, o som tomou conta campo, e os jogadores encontraram o apoio que precisavam para seguir em frente, vencendo a partida por 1 a 0.
O diretor de arte brasileiro Leo Ehrlich conta que criou todos os visuais do projeto em Dubai, que depois foram finalizados pela equipe na Tunísia. Além da mídia espontânea, a ação levou 7 leões em Cannes, cinco de prata, dois de bronze.
Já pensou uma ação dessas na Copa?
Posts relacionados:
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie