Parece que a caça aos ativistas de sofá está aberta. Além da UNICEF, que disse que “likes” não salvam a vida de ninguém, outra campanha se volta para os usuários do Facebook.
A Médicos Sem Fronteiras, em uma iniciativa até anterior a da UNICEF, quer mostrar que apenas boas intenções não são capazes de ajudar uma pessoa. Em dois filmes, os médicos contam aos pacientes como existem pessoas com vontade de colaborar no mundo – incluindo 47 mil membros na página do Facebook da instituição – e perguntam: “Isso faz você se sentir melhor?”
São abordagens provocativas, claro, mas aqui a ideia vai além de apenas incutir culpa em quem apenas deu like nos perfis dessas ONG’s e nunca doou um centavo. Um aplicativo transforma curtidas em doações de forma engenhosa.
Você se cadastra no site da campanha, integrando seu Facebook, e um post automático será publicado na sua timeline dizendo: “Para cada like nesse post, eu irei doar $1 para a Médicos Sem Fronteiras”. Obviamente, é possível definir a quantia máxima a ser doada, e o app calcula apenas as curtidas dos seus amigos para evitar fraudes.
É uma maneira interessante e até divertida de transformar a obsessão pelos likes em dinheiro real. A criação é das dinamarquesas Kommunikationsbureauet København e da Konstellation.
Posts relacionados:
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie